Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mapa nomeia nova coordenadora de programas sanitários

Ildara Nunes Vargas atuou no grupo de trabalho criado pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para rever a política e estratégias da peste suína clássica.

Redação SI 13/09/01 – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcus Vinícius Pratini de Moraes, nomeou a gaúcha Ildara Nunes Vargas como a nova coordenadora de Programas Sanitários do Departamento de Defesa Animal (DDA).

Especialista em programas de sanidade animal, Ildara ocupa o lugar da médica-veterinária Denise Euclydes Mariano da Costa, funcionária de carreira do Ministério, que está assumindo a diretoria do DDA em substituição a Paulo Lourenço, exonerado na semana passada.

Gerente de Projetos no Ministério desde 1998, com atuação no grupo de trabalho criado para rever a política e estratégias da peste suína clássica, a nova coordenadora exerceu também vários cargos na área de defesa sanitária animal da Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul entre 1982 e 1998.

Neste período, atuou na área técnica do Departamento de Produção Animal e no Serviço de Doenças Infecciosas. Também chefiou, em julho de 1995, a Divisão de Fiscalização e Defesa Sanitária Animal e assumiu, no ano seguinte, o cargo de Diretora do Departamento de Produção Animal da Secretaria.

Também especialista em programas sanitários, a nova diretora do DDA, Denise Mariano coordenou ações nesta área de setembro de 1998 a dezembro de 2000.

Entre outras atividades, atuou fortemente na elaboração e execução do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa. Entre 1994 a 1998, inclusive, ocupou a chefia da Divisão de Febre Aftosa. Desde o ano passado, vinha desenvolvendo atividades no Programa Nacional de Suinocultura.