Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Mapa promove evento sobre consumo e produção sustentáveis

Especialistas vão analisar boas práticas agrícolas dos últimos 16 anos

Mapa promove evento sobre consumo e produção sustentáveis

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promoverá, a partir de terça-feira (07/11), em parceria com a Embrapa, o evento Sistemas Alimentares – Programas sobre Consumo e Produção Sustentável.

O evento faz parte do 10YFP (Quadro de Programas de 10 anos sobre Padrões de Consumo e Produção Sustentáveis) definido por chefes de Estado na  Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), em 2012.

Em paralelo haverá o XIII Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas e o V Seminário de Produção Integrada Agropecuária.

Os debates serão realizados no auditório da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargem), em Brasília, com transmissão pela internet. Para participar em conexão direta basta se inscrever pelo e-mail [email protected]

O foco das discussões é a evolução dos conhecimentos sobre a produção integrada agropecuária e boas práticas agrícolas (BPA), acumulados nos últimos 16 anos no país e no exterior, com destaque para as políticas de fomento às BPAs.

O evento visa mostrar, ainda, os principais desafios à adoção de práticas de produção com mais qualidade e maior interesse econômico.  E serão debatidas recomendações nacionais e internacionais da produção integrada; transformações previsíveis e necessárias rumo ao consumo sustentável no varejo nacional e a aproximação entre a produção e o consumo de alimentos sustentáveis.

Entre os tópicos  relevantes  dos debates estão às perspectivas de crescimento da demanda por sistemas de produção sustentáveis e a conformidade de produtos de concorrência leal. E serão apresentados casos de sucesso na adoção de manejo integrado, controle biológico, racionalização de insumos agrícolas e da água e conservação ambiental.
A perspectiva da produção alimentar sustentável no América Latina e no mundo também será discutida.