Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

MAPA propõe uniformização da nomenclatura de produtos cárneos

Confira a lista dos cortes suínos sugeridos pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa).

Redação SI 03/12/2001 – O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Rui Eduardo Saldanha Vargas, assinou a portaria no. 1, de 09 de outubro de 2001, a qual sugere a regulamentação de toda a nomenclatura de cortes e produtos “in natura” em uso para aves, suídeos, caprinos, ovinos, bubalinos, eqüídeos, emas, avestruzes e outras espécies animais.

De acordo com Vargas, a portaria no. 5, de 8 de novembro de 1988 Padronização de Cortes de Carne Bovina -, não contempla alguns cortes que são atualmente exigidos pelo mercado consumidor. “Considerando a necessidade de padronizar os nomes dos diferentes produtos “in natura” comercializados sob a forma resfriada ou congelada, provenientes das diferentes espécies animais, que são aprovados e registrados nos Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIPAs) dos Estados da Federação, vamos submeter à Consulta Pública por um prazo de 60 dias, a uniformização da nomenclatura de produtos cárneos não formulados”, disse.

Esta portaria foi publicada no Diário Oficial da União no dia 19 de outubro de 2001. Para os cortes suínos, segue a lista com os nomes sugeridos para os cortes:

Nomenclatura de Suínos e Javali1. Carne Resfriada ou Congelada de Suíno com OssoMeia CarcaçaCarcaçaMeia Carcaça sem paletaJoelho/JarretePernilPaletaSobrepaletaCostela/CostelinhaCarréBistecaBarriga com costelaPonta do Peito/Ponta da Costela2. Carne Resfriada ou Congelada de Suíno sem OssoPernilPaletaCostelaLomboSobrepaleta/ NucaFilezinho/Filé MignonCoxão MoleCoxão DuroPatinhoAlcatraLagarto/ TatuBarrigaPicanhaRecortes (Exclusivamente para fins industriais)3. Miúdos Resfriados ou Congelados de SuínoRinsFígadoCoraçãoLínguaEstômagoMiolosTimoPulmão4. Leitão Resfriado ou Congelado (idade máxima 2 meses, com aproximadamente 20 kg de peso vivo e 8 a 12 kg de carcaça)5. Papada Resfriada ou Congelada de Suíno6. Espinhaço Resfriado ou Congelado de Suíno7. Máscara Resfriada ou Congelada de Suíno8. Pés Resfriados ou Congelados de Suíno9. Orelhas Resfriadas ou Congeladas de Suíno10. Rabos Resfriados ou Congelados de Suíno11. Focinho Resfriado ou Congelado de Suíno12. Toucinho Resfriado ou Congelado de Suíno13. Toucinho Resfriado ou Congelado de Suíno (sem pele)14. Medula Resfriada ou Congelada de Suíno15. Pele Resfriada ou Congelada de Suíno16. Gordura de Porco em Rama Congelada17. Garganta Resfriada ou Congelada de Suíno18. Glândulas Resfriadas ou Congeladas de Suíno19. Cabeça Resfriada ou Congelada de Suíno20. Esôfago Resfriado ou Congelado de Suíno21. Membrana do Diafragma Resfriada ou Congelada de Suíno22. Envoltórios Naturais Resfriados ou Congelados de Suíno23. Baço Resfriado ou Congelado de Suíno24. Válvulas Cardíacas Resfriadas de Suíno25. Ossos Resfriados ou Congelados de Suíno26. Sangue Congelado de Suíno27. Plasma Congelado de Suíno28. Fressura Resfriada ou Congelada de Suíno29. Palato Congelado de Suíno30. Útero Congelado de Suíno31. Carne Mecanicamente Separada Resfriada ou Congelada de Suíno.32. Mucosa Intestinal de Suíno33. Ingredientes Congelados para Ração AnimalOBS. 1: Os cortes e miúdos poderão se apresentar sob a forma de cubos, tiras, iscas ou bifes.OBS.2: Os produtos acima relacionados podem se aplicar ao javali.