Alltech
Peste Suína Africana AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Suíno Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Tecnologia

Mapeamento do ecossistema de inovação em Ribeirão Preto indica forte interação entre startups e empresas

A região mantém 230 startups cadastradas, sendo 10% delas ligadas a áreas específicas do agronegócio

Redação
26-Jan-2021 09:11

 

Um levantamento das startups que atuam na região metropolitana de Ribeirão Preto revela que a maioria delas já colaborou com outras empresas ou universidades e centros de pesquisa. Segundo o estudo divulgado pelo Supera Parque de Inovação e Tecnologia, sediado no campus da USP em Ribeirão Preto (SP), 72% das startups da região já estabeleceram parcerias com outras empresas visando o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos.

Parcerias com outros tipos de organizações – como universidades, centros de pesquisas e incubadoras – também são relevantes, sendo desenvolvidas por 59% das startups. Segundo divulgado pelo Jornal da USP, muitas destas empresas jovens já estabeleceram parcerias tantos com outras empresas quanto com organizações voltadas ao ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

O mapeamento apontou a existência de 230 startups atuando na região metropolitana de Ribeirão Preto. Na área de agronegócio, elas representam cerca de 10% deste total, com maior concentração nos segmentos de tecnologia da informação, biotecnologia e saúde. Em termos de foco, os mais frequentes esforços de inovação das startups mapeadas são o desenvolvimento de produtos e serviços de gestão empresarial e inteligência artificial.

O estudo, de acordo com informações do Jornal da USP, também identificou que, embora a maior concentração de empresas jovens de base tecnológica esteja no próprio município de Ribeirão Preto, há um número menor que opera em Jaboticabal, Brodowski, Cravinhos e Serrana. Os anos de 2018 e 2019 foram os que mais registraram a criação de startups na região.

O mapeamento completo pode ser acessado no site da Supera Parque de Inovação e Tecnologia.

 

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade