Mapeamento do ecossistema de inovação em Ribeirão Preto indica forte interação entre startups e empresas
A região mantém 230 startups cadastradas, sendo 10% delas ligadas a áreas específicas do agronegócio
Um levantamento das startups que atuam na região metropolitana de Ribeirão Preto revela que a maioria delas já colaborou com outras empresas ou universidades e centros de pesquisa. Segundo o estudo divulgado pelo Supera Parque de Inovação e Tecnologia, sediado no campus da USP em Ribeirão Preto (SP), 72% das startups da região já estabeleceram parcerias com outras empresas visando o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos.
Parcerias com outros tipos de organizações – como universidades, centros de pesquisas e incubadoras – também são relevantes, sendo desenvolvidas por 59% das startups. Segundo divulgado pelo Jornal da USP, muitas destas empresas jovens já estabeleceram parcerias tantos com outras empresas quanto com organizações voltadas ao ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
O mapeamento apontou a existência de 230 startups atuando na região metropolitana de Ribeirão Preto. Na área de agronegócio, elas representam cerca de 10% deste total, com maior concentração nos segmentos de tecnologia da informação, biotecnologia e saúde. Em termos de foco, os mais frequentes esforços de inovação das startups mapeadas são o desenvolvimento de produtos e serviços de gestão empresarial e inteligência artificial.
O estudo, de acordo com informações do Jornal da USP, também identificou que, embora a maior concentração de empresas jovens de base tecnológica esteja no próprio município de Ribeirão Preto, há um número menor que opera em Jaboticabal, Brodowski, Cravinhos e Serrana. Os anos de 2018 e 2019 foram os que mais registraram a criação de startups na região.
O mapeamento completo pode ser acessado no site da Supera Parque de Inovação e Tecnologia.
Assuntos do Momento

Nutrição de precisão é um novo caminho para a suinocultura
Ines Adretta, Professora do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, debateu o tema durante o Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos

Peste suína africana ainda afeta granjas comerciais na Romênia
A grande maioria dos surtos ocorreu em pequenas granjas e criações domésticas.

Peste suína e ração de trigo são ameaça para demanda por farelo de soja na China
País deve utilizar até 40 milhões de toneladas de trigo para ração na safra 2020/21

AveSui Online 2021 - Robótica na Produção de Suínos: Case Brasil
Giovani Molin apresenta case de aplicação de Robô Alimentador de Suínos


Exportações de carne suína dos EUA caem
No primeiro bimestre do ano, um caso específico é o do México, país que manteve tendência de queda nas importações de carne suína dos Estados Unidos, apresentando contrações em volume e valor.

AveSui Online 24H/7D 2021 começa amanhã: Confira a programação de lives
Com uma plataforma digital inovadora e exclusiva, os expositores e visitantes terão uma experiência única em uma feira virtual nos dias 13 a 15 de abril.