Basf SI
Peste Suína Africana AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Suíno Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Negociações

Marcos Montes diz que China quer milho brasileiro "imediatamente"

Segundo o ministro, ainda nesta segunda-feira a equipe técnica do ministério conversou com os chineses sobre a implantação do protocolo e possível antecipação dos embarques para a atual safrinha.

Broadcast agro
26-Jul-2022 08:37

A China quer importar milho brasileiro “imediatamente”, segundo o ministro da Agricultura, Marcos Montes. “A conversa inicial previa exportação de milho somente da safra seguinte (2022/23). Estamos discutindo com a China para ver se conseguimos exportar milho ainda da safra atual (safrinha 2021/22). É possível reajustarmos este protocolo e enviar milho da safra atual por conta da grande produção de segunda safra que tivemos. E eles (chineses) querem imediatamente”, disse Montes ontem, durante coletiva de imprensa no Global Agribusiness Forum (GAF) 2022. Atualmente, a segunda safra de milho 2021/22 está sendo colhida no País.

Segundo o ministro, ainda nesta segunda-feira a equipe técnica do ministério conversou com os chineses sobre a implantação do protocolo e possível antecipação dos embarques para a atual safrinha. Ele assegurou que “não falta nada” para o protocolo fitossanitário, mas que o acordo “reserva” espaço para discussão. “Estamos acertando a implementação do protocolo com a China”, relatou.

Montes destacou que, além do milho, o protocolo envolve a exportação de amendoim e proteína de soja concentrada do Brasil à China. “O protocolo com a China foi um grande avanço que tivemos. Acho que produtores estão muito felizes”, comentou.

A conclusão das negociações do protocolo fitossanitário para exportação de milho brasileiro ao mercado chinês foi anunciada em 23 de maio, por representantes dos dois países, durante o encontro bilateral na 6ª Sessão Plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban).

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade