Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Investimento

Marel abrirá novo Progress Point na América Latina

Nova instalação de 4.000m² em Campinas se tornará a base da equipe da Marel no Brasil

Marel abrirá novo Progress Point na América Latina

A nova instalação no Flex Viracopos, próximo ao centro da cidade de Campinas, foi projetada para abrigar cerca de 130 funcionários e acomodar até 200 convidados. O escritório da Marel no Brasil, atualmente localizado nas proximidades de Piracicaba, será transferido para o novo prédio. Mais de 80 funcionários trabalham no escritório de Piracicaba, que abriga a empresa no Brasil desde 2002.

“Estamos em posição privilegiada e precisamos de mais espaço para crescer”, explica Clausius Nóbrega, Diretor Regional da Marel na América Latina. “Estamos expandindo nossas operações na América Latina e entusiasmados com a inauguração do primeiro centro de demonstração Progress Point da empresa no hemisfério sul.”

Apoiando a visão e estratégia da Marel

A Marel trabalha em parceria com seus clientes para transformar a forma como os alimentos são processados. Sua visão é de um mundo onde alimentos de qualidade sejam produzidos de forma sustentável e acessível.

Guiado por essa visão, o objetivo estratégico da Marel é ser um fornecedor de linha completa para as indústrias de processamento de aves, carnes e pescados em todas as áreas geográficas relevantes dessas indústrias. Sua abordagem de linha completa inclui equipamentos autônomos, sistemas individuais e linhas de produção completas, todos controlados e integrados com o Innova, software abrangente desenvolvido pela empresa.

Os centros de demonstração da Marel em todo o mundo apoiam esse trabalho, proporcionando um espaço ideal para colaboração e inovação. A empresa já possui centros de demonstração em Copenhage (Dinamarca); Boxmeer (Holanda); e Kansas e Des Moines (na América do Norte). Esses quatro centros também se tornaram cruciais para as atividades de vendas e serviços da empresa.

Ao abrir um centro de demonstração na América Latina, a Marel fortalecerá sua capacidade de apoiar as indústrias de processamento de proteínas da região com sistemas e soluções avançadas e automatizadas para cada etapa do processo de produção.

Progress Point na América Latina

As instalações de demonstração da Marel são projetadas para imitar os ambientes de processamento das indústrias de alimentos, a fim de fornecer, aos clientes e funcionários, experiências práticas de maquinário e software durante treinamentos, demonstrações privadas e apresentações, entre outros eventos.

No clima atual de restrições a viagens e distanciamento social, visitas a fábricas e feiras comerciais se tornaram uma raridade. Neste contexto, as instalações do centro de demonstração da Marel se tornaram ainda mais vitais para demonstrações de equipamentos online e treinamento em um ambiente de fábrica controlado. Estes centros permitem oferecer demonstrações de realidade aumentada (RA), combinando apresentações ao vivo, online e virtuais dos produtos.

Em todo o mundo, a Marel ajuda processadores de aves, carnes e pescados a obter uma vantagem competitiva e tirar o máximo proveito da tecnologia de ponta, como digitalização, automação e robótica. A abertura de um centro de demonstração Progress Point na América Latina será um marco importante para a Marel e para a indústria de processamento de alimentos da região.

A crescente digitalização do processamento de alimentos e o crescimento na oferta de softwares de processamento de alimentos da Marel também serão beneficiados pela abertura de um centro de demonstração na região. Os workshops e eventos de software da Marel__ tanto online quanto presencial __ já se tornaram frequentes em seus centros de demonstração, e a empresa prevê que essa tendência continuará crescendo nos próximos anos.

Mais do que um centro de demonstração

Além das vantagens de abrir o primeiro centro de demonstração da região, a nova instalação de 4.000m² em Campinas se tornará a base da equipe da Marel no Brasil. Sua localização foi escolhida para melhorar a conectividade da empresa com os clientes latino-americanos, bem como o acesso global.

O Progress Point na América Latina combinará uma área de demonstração com espaço para escritórios, salas de reuniões e a instalação de uma cozinha industrial.

“Do ponto de vista de vendas, a nova localização do escritório nos aproxima de muitos de nossos clientes”, explica Nóbrega. “Nossos técnicos de serviço e especialistas em treinamento também estão entusiasmados com a forma como isso nos tornará mais acessíveis na era pós-Covid, abrindo novas oportunidades para colaboração futura. ”

O parceiro certo, o lugar certo

Ao tomar a decisão de se mudar para Campinas, a Marel considerou uma infinidade de fatores__ de transporte e instalações, até como a mudança afetaria tudo, desde seus funcionários até sua cadeia de suprimentos. Qualidade, flexibilidade e sustentabilidade foram fundamentais, e a empresa explorou muitas opções antes de decidir assinar um contrato com o Bresco, em agosto de 2020, para iniciar o desenvolvimento das novas instalações em Campinas.

A Marel precisava de mais espaço para crescer, a fim de cumprir sua missão de transformar o processamento de alimentos e, quando se trata de uma instalação como esta, a localização é um dos fatores mais importantes. A empresa precisava de um novo espaço, maior, altamente acessível e alinhado com seu forte foco em sustentabilidade.

Um desenvolvimento sustentável

A localização do Flex Viracopos não é ideal apenas pela sua proximidade com os escritórios da Marel na América Latina, do centro da cidade e de um aeroporto internacional (na verdade, está localizado dentro da área do Aeroporto Internacional de Viracopos), mas também porque fica dentro do Parque Corporativo do Bresco Viracopos – uma área que promove o equilíbrio entre as necessidades empresariais e ambientais com algumas características relevantes.

O parque possui estação de carregamento para carros elétricos, mantém uma extensa área verde com trilhas para caminhada e ciclovias, que se estendem até as áreas comerciais do local. É caracterizado por um planejamento aberto, incluindo praças públicas, cercadas por árvores.

“Ao olhar para as várias opções, o planejamento sustentável do Parque Corporativo Bresco Viracopos foi a cereja do bolo”, afirma Helena Bjarnadottir, Diretora Global de Eventos e Centros de Demonstração da Marel. “Estamos muito felizes por ter encontrado um local que atende às nossas necessidades, oferece flexibilidade para crescimento futuro e contribui para manter o planeta em harmonia.”