Processamento

Marel adquire a Sulmaq e aumenta participação no mercado da América do Sul e Central

Objetivo da aquisição é fortalecer a posição da empresa na América do Sul e na América Central e assegurar um melhor acesso a um grande e crescente mercado de carne bovina e suína

Com o compromisso de investir no Brasil no mercado sul-americano e centro-americano, a Marel acaba de anunciar a aquisição do grupo Sulmaq. É esperado que o fechamento da aquisição ocorra no terceiro trimestre de 2017, estando sujeito às condições habituais de fechamento.

A aquisição da Sulmaq vai de encontro com a estratégia da Marel em ser uma fornecedora global de linha completa para as indústrias de aves, carnes e peixes. “O Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina e o terceiro maior produtor de carne de aves no mundo, e esse passo resultará em uma posição mais forte da Marel na América do Sul e na América Central”, disse o grupo.

Ao logo dos anos, a Marel cresceu organicamente, bem como através da aquisição de diversas marcas de renome internacional, como MPS, Stork e Scanvaegt. “A Sulmaq é um excelente acréscimo ao portfólio da Marel. A marca tem uma posição muito forte na América do Sul e na América Central e tem estado na vanguarda do fornecimento de soluções primárias para carne na região. A Marel obteve muito sucesso nos mercados de aves e peixes na América do Sul nas últimas duas décadas e agora está se preparando para um maior crescimento na região. Estamos empenhados em investir em mais crescimento e inovação para agregar valor aos nossos clientes atuais e futuros”, disse Arni Oddur Thordarson, CEO da Marel.

De acordo com o Ceo, não é esperado que a aquisição cause um grande impacto nos resultados financeiros curto prazo. “No entanto, este mercado de 600 milhões de pessoas apresenta um ótimo potencial de longo prazo para o processamento de aves, carnes e peixes, tanto para o fornecimento regional como para exportação para todo o mundo”, completou Thordarson.

Juntas, a Marel e a Sulmaq estarão na vanguarda do desenvolvimento de métodos inovadores, de linha completa de soluções e equipamentos para processadores de carne em todo o mundo. A receita anual da Sulmaq é de cerca de 25 milhões de euros. “No final dos anos 2000, obtivemos uma posição de liderança no segmento de carne vermelha na América do Sul e na América Central. Hoje, vemos uma grande oportunidade em fazer parte da Marel, pioneira inovadora em nosso campo. Realmente acreditamos nas perspectivas de crescimento e de longo prazo da Sulmaq com a Marel e o valor agregado que poderemos oferecer aos nossos clientes. Fazer parte de uma organização maior também significa que nossos empregados se beneficiarão de oportunidades de carreira ainda maiores”, contou Fernando Roos, Diretor Comercial, Sulmaq.

A Sulmaq conduzirá seus negócios de forma autônoma com o apoio da Marel, enquanto tais empresas trabalham na criação da configuração ideal, o que lhes permitirá atender seus clientes da melhor forma possível no futuro.