Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Entrevista

Marmoreio impulsiona o sabor e o crescimento do mercado premium de carnes

Tradicional no mercado de carne bovina de alta qualidade, a VPJ tem investido nos últimos anos na comercialização de cortes suínos da raça Duroc, cuja marcante presença de gordura intramuscular proporciona novos padrões sensoriais ao consumidor

Marmoreio impulsiona o sabor e o crescimento do mercado premium de carnes

O mercado de carnes premium se desenvolveu com muita força no País a partir da segunda metade dos anos 2000. Inicialmente focado em cortes bovinos, este segmento foi ampliando os seus horizontes com a incorporação de outros proteínas de origem animal, como a carne suína e a de ovinos. A grande característica deste perfil de produto está principalmente na maior presença de gordura intramuscular, o chamado marmoreio. Esta gordura entremeada à carne oferece uma maior suculência, proporcionando um sabor diferenciado ao corte.

Pioneira neste mercado, a VPJ Alimentos desbravou todo este universo a partir de 2004, quando deu os primeiros passos nos processos de industrialização de seu rebanho bovino, da raça Aberdeen Angus. A empresa foi responsável pelo desenvolvimento e valorização de diversos cortes bovinos, além de estabelecer parâmetros adequados de qualidade superior, consolidando este mercado premium no Brasil, tendo o apoio direto da Associação Brasileira de Angus.

Depois de avançar para a ovinocultura, com a criação da raça Dorper, chegou em 2014 à suinocultura. A empresa deu início a um processo de criação da raça Duroc, tradicionalmente conhecida pelo marmoreio de sua carcaça. Com sede em Pirassununga, no interior de São Paulo, e atuação em todo o mercado brasileira, a empresa passou a trabalhar uma série de novos cortes e produtos cárneos, como linguiças, hambúrgueres e outros; todos à base de carne Duroc.

Confira a entrevista completa na edição 301 da Revista Suinocultura Industrial