Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Materiais descartáveis ajudam na economia energética da CIA

A utilização de insumos descartáveis pode reduzir em até 80% o consumo de energia elétrica de uma central de inseminação artificial.

Redação SI 17/09/2001 – De acordo com Jean Simões de Andrade, técnico da Majop Medi Chimica, a utilização de insumos descartáveis (no lugar da vidraria) na central de inseminação artificial ajuda reduzir em até 80% o seu consumo de energia elétrica. “Com os descartáveis, a central dispensa o trabalho da estufa, muito usada com a vidraria, para esterilização”, compara. “Além disso, o tempo de uso do destilador de água é reduzido com os descartáveis, pois não há necessidade de lavagem dos mesmos”.

Andrade revela que uma estufa comum, usada em qualquer central de inseminação artificial de suínos, possui de seis a oito resistências que consomem 200 Watts cada uma. O destilador, equipamento que mais consome energia, chega a gastar 4000 Watts, operando em período integral. O técnico também destaca que o tempo de trabalho do funcionário na central de inseminação pode ser reduzido em até 70% com a utilização dos materiais descartáveis. “Os descartáveis podem apresentar um custo mais alto para o produtor, cerca de 2% a mais que os materiais de vidro, mas a economia na conta da energia elétrica e no tempo dispensado pelos funcionários, compensam qualquer investimento”.