Clima

Mato Grosso do Sul deve registrar geada no inverno

Segundo pesquisadores da Embrapa, probabilidade de ocorrência do fenômeno em junho é de 75%

Mato Grosso do Sul deve registrar geada no inverno

A Embrapa alertou ontem que há 75% de probabilidade de ocorrência de ao menos um episódio de geada de qualquer intensidade em junho deste ano em Mato Grosso do Sul. A perspectiva é decorrência do fenômeno La Niña, que deve prosseguir neste primeiro semestre.

Segundo a empresa de pesquisa, o histórico climático do sul do Estado indica que “sempre em anos de La Niña ocorreu frio intenso no mês de junho, com temperaturas chegando a menos de 6ºC, e na maioria das vezes abaixo de 4ºC, caracterizando condição favorável a geadas”. Quando as temperaturas caem abaixo de 3ºC, informa a Embrapa, a intensidade da geada é moderada, e abaixo de 1ºC, forte.

A previsão baseia-se em um sistema desenvolvido pelos pesquisadores Danilton Luiz Flumignan, Éder Comunello, Carlos Ricardo Fietz e Rafaela Silva Santana, da Embrapa Agropecuária Oeste. O modelo utiliza informações sobre as chuvas apuradas em uma estação agrometeorológica da Embrapa e de temperatura da superfície do mar fornecidas pela agência americana oceânica e atmosférica (NOAA, an sigla em inglês).

O sistema permite prever a formação geadas no inverno ainda em dezembro do ano anterior, com índice de confiança de 95%. Nos últimos seis anos, o histórico de acerto das previsões é de 83%.

No ano passado, o sul de Mato Grosso do Sul também registrou geadas que haviam sido previstas em janeiro. O fenômeno, de forte intensidade, ocorreu no dia 30 de junho, quando as temperaturas mínimas foram de 0,8ºC em Ivinhema, 0,3ºC em Dourados e -2,1ºC em Rio Brilhante.

O La Niña diminui o volume de chuvas no Sul do país e também em Mato Grosso do Sul nos últimos meses. Nesta semana, o governo do Paraná reforçou o pedido para que o Ministério da Agricultura tome medidas para amenizar as perdas dos agricultores do Estado com a estiagem.