Mato Grosso prevê crescimento de 67% de sua produção de suínos nos próximos dez anos
Um dos desafios para conseguirem essa meta é a ampliação do mercado interno desse produto
Quinto maior produtor nacional de suínos, com 214 mil toneladas em 2017, o Mato Grosso tem a projeção de ampliar sua produção em 67% até 2028, segundo a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato). E um dos desafios para conseguirem essa meta é a ampliação do mercado interno desse produto. No Brasil, o consumo de carne suína fica atrás de outras proteínas animais como o frango (42 Kg per capita) e bovina (33,2 Kg per capita), com apenas 14,7 Kg consumidos por habitante.
A carne suína tem um grande potencial de crescimento no mercado interno. Por muitos anos foram criados preconceitos contra essa proteína, que acabam influenciando no baixo consumo até os dias de hoje. Por isso a Expedição se propõe a criar um ambiente de debates para quebrar esses paradigmas e mostrar os benefícios desse alimento”, avalia o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Suinocultura, Giovani Ferreira.
Para o vice-presidente da Famato, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, outro desafio à suinocultura mato-grossense é conseguir diversificar os destinos nas exportações. “Em 2017 conseguimos nosso recorde histórico em abates com 2,89 milhões de cabeças, sendo que nossas plantas frigoríficas trabalharam com 75% de sua capacidade. Temos que agora aproveitar o status sanitário, livre de peste suína clássica, para manter esse crescimento”, avalia.
Veja Também
Campanha da carne suína alcança mais de 15 milhões de impressões nas mídias impressas e digitaisAssuntos do Momento

Nutrição de precisão é um novo caminho para a suinocultura
Ines Adretta, Professora do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, debateu o tema durante o Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos

Peste suína e ração de trigo são ameaça para demanda por farelo de soja na China
País deve utilizar até 40 milhões de toneladas de trigo para ração na safra 2020/21


Exportações de carne suína dos EUA caem
No primeiro bimestre do ano, um caso específico é o do México, país que manteve tendência de queda nas importações de carne suína dos Estados Unidos, apresentando contrações em volume e valor.


Futuro das exportações argentinas está no Sudeste Asiático
Economista argumentou que é a região do mundo que está aumentando o poder de compra e na qual há uma demanda crescente por produtos suínos.

AveSui Online 2021 - Robótica na Produção de Suínos: Case Brasil
Giovani Molin apresenta case de aplicação de Robô Alimentador de Suínos

Brasil atua para evitar a Peste Suína Africana e erradicar a PSC no país
Livre de PSA há quatro décadas, o país vem adotando medidas preventivas para evitar um eventual carreamento do vírus ao território brasileiro. Ao mesmo tempo, tem implementado ações visando a erradicação completa da Peste Suína Clássica