Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário Suíno

Maximizando o lucro na nutrição de leitões de creche: Parte I - por Márcio Gonçalves

Portanto, o programa nutricional da fase de creche merece atenção especial.

Maximizando o lucro na nutrição de leitões de creche: Parte I - por Márcio Gonçalves

O programa nutricional de creche corresponde, aproximadamente, de 20 a 25% do custo de ração do suíno terminado e, além disso, o peso ao final da creche está diretamente relacionado com o peso ao abate. Portanto, o programa nutricional da fase de creche merece atenção especial.

Para maximizar o lucro nesta fase, o grande objetivo do programa de nutrição deve ser estimular ao máximo o consumo de ração na primeira semana após o desmame com dietas de alta palatabilidade e realizar uma transição o mais rápido possível para dietas mais simples, muito similares as da fase de terminação. Visto que fontes lácteas e proteínas de alta qualidade após o desmame possuem um custo muito elevado, estes ingredientes devem ser reduzidos rapidamente após o desmame. O farelo de soja possui um menor custo comparado aos ingredientes especiais das primeiras semanas após desmame, portanto, sua inclusão deve ser aumentada gradualmente.

Nestes dois artigos, irei abordar pontos importantes a serem considerados no desenvolvimento do programa de nutrição da creche.

Ao formular rações para leitões de creche, é fundamental levar em consideração o custo da ração pelo kg ganho e, principalmente, a receita sobre os custos da ração (adaptado do inglês “Income Over Feed Cost”) ou, em outra palavra, o lucro. De nada adianta formular rações para maximizar o desempenho, se no final das contas, o lucro do sistema de produção não estará sendo otimizado.

Antes de abordarmos a fase de creche, uma pergunta frequente dos produtores é: devo fornecer ração antes do desmame ou não? Quando o fornecimento de ração antes do desmame é realizado, 55% desta ração é consumida nos últimos 3 dias antes do desmame. Ao redor de 70% dos leitões consomem a ração fornecida antes do desmame, e o impacto na creche é uma melhoria de 5% no ganho de peso diário. O tipo de comedouro para leitões pré-desmame é muito importante, para que haja pouco desperdício. O comedouro com melhor resultado é o que possui uma tulha para armazenagem da ração (clique para visualizar). Na tomada de decisão, deve ser levada em consideração a disponibilidade de mão de obra e a qualidade dos comedouros disponíveis para a realização deste manejo.

A idade ao desmame é um fator muito importante na formulação de rações para fase de creche, pois impacta o desempenho de leitões e também a lucratividade. A estimativa é de que entre 15 e 25 dias de idade ao desmame, o lucro aumenta de U$0.50 a U$1.00 para cada dia de aumento na idade ao desmame. Baseado no desenvolvimento do sistema digestivo do leitão após o desmame, as granjas têm trabalhado com 3 a 4 dietas na creche.

Como sabemos, não existe mágica na produção de suínos. Os animais precisam de ração, água e ambiente de qualidade. Ração à vontade na fase de creche desde a primeira hora após o alojamento na creche é essencial. Ainda observamos muitas granjas com comedouro tipo calha com pouco espaço por leitão na fase de creche. Isto prejudica imensamente o peso final nesta fase. Antigamente, se sugeria a restrição de ração na primeira semana após o desmame para diminuir a diarreia. No entanto, isto não é recomendado. Para solucionar tal problema deve ser feita uma análise crítica da qualidade e inclusão dos ingredientes utilizados.

Leitões recém-desmamados estão em uma fase de extrema dependência de energia, portanto a maximização do consumo de ração é fundamental. Com o aumento do consumo de ração na primeira semana, o fluxo da digesta irá diminuir a proliferação de bactérias no intestino e diminuir a incidência de diarreia. Leitões que consomem menos de 200 gramas por dia na primeira semana após o desmame possuem de 18 a 34 vezes mais chance de apresentar diarreia do que leitões que consomem 200 a 250 gramas por dia no mesmo período.

Portanto, idade ao desmame, espaço de comedouro e alto consumo de ração após o desmame são pontos críticos para maximizar o desempenho na fase de creche. No próximo artigo, será abordado a visão macro do programa nutricional de creche para maximizar o lucro.

Continuação