Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Medicina Veterinária e Zootecnia são profissões bastante diferentes

Para os veterinários o mercado de trabalho é amplo, mas competitivo. Para os zootecnistas as oportunidades estão concentradas nas fábricas de rações.

Da Redação 11/09/2002 – Muitos estudantes ainda confundem o profissional de zootecnia com o médico veterinário. Na verdade, as diferenças entre as profissões não são tão sutis como parecem.
O médico veterinário trabalha para garantir a saúde dos animais, sejam eles domésticos ou de criação comercial. Já o zootecnista é o profissional responsável pelo estudo e controle da reprodução, aprimoramento genético e nutrição de animais criados com fins comerciais.

Indiretamente, ambos profissionais zelam também pela saúde pública, pois defendem a população contra doenças transmitidas por animais e alimentos, controlando doenças e garantindo a qualidade dos produtos de origem animal.

Veterinária – As atividades do profissional de veterinária desenvolvem-se principalmente em clínicas, fazendas, zoológicos, haras e hipódromos. Diagnosticar doenças, prescrever remédios, fazer cirurgias, aplicar vacinas, orientar os donos e cuidar da alimentação dos animais estão entre as principais funções do veterinário.

O curso de Medicina Veterinária dura, em média, cinco anos, e é oferecido por 94 universidades no País. O mercado de trabalho é amplo, mas muito competitivo. No Brasil, existem cerca de 59 mil veterinários, sendo que 46% da população médica está concentrada na região Sudeste.

Zootecnia – O zootecnista atua na realização de experiências e pesquisa sobre novas formas de prevenir e combater doenças e parasitas, para melhorar a saúde dos rebanhos e a qualidade dos produtos derivados. Trabalham também como administradores e planejadores de fazendas e instalações rurais.

O salário de um zootecnista varia, em média, entre R$ 1,5 mil e R$ 6 mil. Até 2000, de acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária e Zootecnia, havia 6.750 zootecnistas registrados e cerca de 4,8 mil profissionais atuantes em todo o país, sendo 52% deste total atuando na região Sudeste.

Há poucas universidades que oferecem o curso no Brasil. Entre elas, a UFLA (Universidade Federal de Lavras), USP (Universidade de São Paulo) e a UFPR (Universidade Federal do Paraná).

As oportunidades de trabalho para o profissional de zootecnia estão concentradas na indústria de rações e complementos alimentares, frigoríficos, fazendas e empresas avícolas, cooperativas de criadores, laboratórios, indústrias de abate, instituições de pesquisa, nutrição e saúde animal, instituições de ensino e zoológicos .