Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Dia do Médico Veterinário

Médico veterinário receba os parabéns da Gessulli Agribusiness pelo seu dia

A data comemora uma das mais importantes profissões dentro dos sistemas de produção animal, cujas funções e atribuições foram evoluindo através dos anos  

Médico veterinário receba os parabéns da Gessulli Agribusiness pelo seu dia

O papel do médico veterinário é fundamental dentro do sistema de produção animal. O seu trabalho garante a sanidade dos rebanhos visando a produção de um alimento saudável e de qualidade que, no caso do Brasil, chega aos mais diferentes mercados do mundo. Principalmente dentro de um contexto de One Health (Saúde Única), a atuação do médico veterinário também é determinante para a saúde pública e qualidade de vida das famílias em áreas rurais e urbanas.

A Gessulli Agribusiness acompanha a rotina deste profissional – e as transformações na profissão – há muitas décadas por meio de suas revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, além de sites e outras mídias. Por isso, é mais do que um reconhecimento homenagear o médico veterinário no dia totalmente dedicado a ele: o 9 de setembro.

Nesta data, no ano de 1933, o então presidente brasileiro Getúlio Vargas publicou um decreto que reconheceu e estabeleceu as regras para o funcionamento de cursos de Medicina Veterinária no país. No mundo, a primeira escola surgiu na França em 1762, criada por Claude Bourgelat, dando aí origem a chamada Medicina Veterinária moderna. No entanto, o cuidado com os animais e a própria palavra veterinário remete aos tempos do Império Romano.

Medicina vem do latim mederi, que pode ser traduzido como curar, tratar, saber o melhor caminho a seguir. A palavra veterinário também é de origem latina. Ela designava as pessoas que cuidavam dos animais em um abrigo, onde ficavam alojados os animais pertencentes ao exército romano durante a velhice. As pessoas que cuidavam destes animais eram chamadas de veterinarii, um derivativo da palavra vetus, que significa velho, idoso.

Hoje, a Medicina Veterinária evoluiu muito, com o profissional atuando em diversas áreas e em diferentes atividades. A este profissional que faz parte da própria história da Gessulli Agribusiness dentro de suas publicações, sendo um dos responsáveis pelo avanço da produção animal no Brasil e no mundo, o nosso muito obrigado. Este é seu dia, e você merece todo o reconhecimento do agro e da sociedade brasileira pelas enormes contribuições para o avanço da segurança dos alimentos, do bem-estar animal e de modelos de produção com sanidade, biossegurança e medidas de controle. A você, médico veterinário, o nosso parabéns e palmas pela dedicação e trabalho.