Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Melhorar geneticamente a resistência a doenças em suínos como estratégia para reduzir uso de antibióticos

Em um estudo conduzido pelo IRTA, 30 características relacionadas a parâmetros de imunidade foram estudadas em suínos

Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Pesquisa e Tecnologia Agroalimentar (IRTA), do governo da Catalunha, estudou o determinismo genético e as regiões genômicas associadas à imunocompetência global e à saúde em uma população de porcos Duroc. O trabalho descreve a herdabilidade média e alta para muitos dos caracteres analisados ??em seis regiões cromossômicas do genoma suíno relacionadas a parâmetros imunológicos, identificando um total de 16 genes candidatos.

Segundo comunicado à imprensa, tradicionalmente relegado ao segundo lugar nos programas de melhoramento e reprodução de suínos, as características de saúde estão se tornando cada vez mais importantes em face dos novos desafios na produção animal. O alto aumento da resistência aos antibióticos, juntamente com as demandas dos consumidores por produtos nutritivos e saudáveis ??obtidos em sistemas de produção mais sustentáveis, torna necessário orientar os esquemas de seleção para ter populações de suínos mais robustas e resilientes.

O objetivo da pesquisa foi estudar a arquitetura genética de 30 características relacionadas à saúde, que abrangem parâmetros imunológicos (principalmente inatos), indicadores hematológicos e de estresse, todos associados à imunocompetência em uma linha Duroc comercial por meio da estimativa de seus parâmetros. genética e identificação de regiões genômicas associadas e genes candidatos.

Estimativas de herdabilidade média a alta confirmaram a existência de determinismo genético na maioria das características relacionadas à imunocompetência global em suínos. Por outro lado, foram encontradas correlações genéticas positivas, mas também fortes correlações genéticas negativas entre várias características de imunidade.

Todo o estudo de associação do genoma observou 31 SNPs (Polimorfismo de nucleotídeo único ) significativamente associado ao nível genômico, localizado em seis regiões cromossômicas nos cromossomos suínos SSC4, SSC6, SSC17 e SSCX. Essas regiões cromossômicas foram associadas aos níveis plasmáticos de IgG, porcentagem de células T γδ, níveis séricos de proteína C reativa, capacidade fagocítica dos linfócitos, número total de linfócitos, volume corpuscular médio e hemoglobina corpuscular. metade.

O estudo propôs um total de 16 genes candidatos funcionalmente relacionados à imunocompetência, incluindo os genes CRP , NFATC2 , PRDX1 , SLA , ST3GAL1 e VPS4A., para explicar a variação dos caracteres imunológicos e hematológicos.

Esses resultados contribuem para o aprimoramento do conhecimento da genética das características relacionadas à imunidade e permitem a aplicação de programas de seleção eficazes para melhorar a imunocompetência em suínos.

Esforços notáveis ??estão sendo dedicados atualmente ao desenho de novas estratégias e alternativas aos antimicrobianos na medicina veterinária. A incorporação de características de saúde em programas de melhoramento é uma alternativa muito interessante nesse sentido para produzir populações de suínos mais resistentes a doenças e com melhor bem-estar.