Alltech
Sanidade

Melhorar geneticamente a resistência a doenças em suínos como estratégia para reduzir uso de antibióticos

Em um estudo conduzido pelo IRTA, 30 características relacionadas a parâmetros de imunidade foram estudadas em suínos.

Redação SI
11-Jan-2021 11:24 - Atualizado em 11/01/2021 11:41

Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Pesquisa e Tecnologia Agroalimentar (IRTA), do governo da Catalunha, estudou o determinismo genético e as regiões genômicas associadas à imunocompetência global e à saúde em uma população de porcos Duroc. O trabalho descreve a herdabilidade média e alta para muitos dos caracteres analisados ??em seis regiões cromossômicas do genoma suíno relacionadas a parâmetros imunológicos, identificando um total de 16 genes candidatos.

Segundo comunicado à imprensa, tradicionalmente relegado ao segundo lugar nos programas de melhoramento e reprodução de suínos, as características de saúde estão se tornando cada vez mais importantes em face dos novos desafios na produção animal. O alto aumento da resistência aos antibióticos, juntamente com as demandas dos consumidores por produtos nutritivos e saudáveis ??obtidos em sistemas de produção mais sustentáveis, torna necessário orientar os esquemas de seleção para ter populações de suínos mais robustas e resilientes.

O objetivo da pesquisa foi estudar a arquitetura genética de 30 características relacionadas à saúde, que abrangem parâmetros imunológicos (principalmente inatos), indicadores hematológicos e de estresse, todos associados à imunocompetência em uma linha Duroc comercial por meio da estimativa de seus parâmetros. genética e identificação de regiões genômicas associadas e genes candidatos.

Estimativas de herdabilidade média a alta confirmaram a existência de determinismo genético na maioria das características relacionadas à imunocompetência global em suínos. Por outro lado, foram encontradas correlações genéticas positivas, mas também fortes correlações genéticas negativas entre várias características de imunidade.

Todo o estudo de associação do genoma observou 31 SNPs (Polimorfismo de nucleotídeo único ) significativamente associado ao nível genômico, localizado em seis regiões cromossômicas nos cromossomos suínos SSC4, SSC6, SSC17 e SSCX. Essas regiões cromossômicas foram associadas aos níveis plasmáticos de IgG, porcentagem de células T γδ, níveis séricos de proteína C reativa, capacidade fagocítica dos linfócitos, número total de linfócitos, volume corpuscular médio e hemoglobina corpuscular. metade.

O estudo propôs um total de 16 genes candidatos funcionalmente relacionados à imunocompetência, incluindo os genes CRP , NFATC2 , PRDX1 , SLA , ST3GAL1 e VPS4A., para explicar a variação dos caracteres imunológicos e hematológicos.

Esses resultados contribuem para o aprimoramento do conhecimento da genética das características relacionadas à imunidade e permitem a aplicação de programas de seleção eficazes para melhorar a imunocompetência em suínos.

Esforços notáveis ??estão sendo dedicados atualmente ao desenho de novas estratégias e alternativas aos antimicrobianos na medicina veterinária. A incorporação de características de saúde em programas de melhoramento é uma alternativa muito interessante nesse sentido para produzir populações de suínos mais resistentes a doenças e com melhor bem-estar.

Assuntos do Momento

Preço do suíno vivo sobe em vários estados
20 de Setembro de 2021
Análise de Mercado

Preço do suíno vivo sobe em vários estados

Após um começo de mês nada animador para o segmento, a última semana registrou novos aumentos em várias praças. Valor poderia ser maior, mas baixo poder aquisitivo da população segue impedindo.

Situação é preocupante na suinocultura com custos superando preço do animal vivo