Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

São Paulo

Mercado de suínos paulista encerra mês com preços preocupantes

Queda nos preços de comercialização preocupa produtores

Mercado de suínos paulista encerra mês com preços preocupantes

Diante das últimas quedas nos preços, o mercado de suíno vivo no estado de São Paulo demonstra preocupação. De acordo com a Associação Paulista dos Criadores de Suínos (APCS), em 30 dias o preço da arroba suína teve uma queda de R$ 8,00/@, que representa uma queda de 10,667%.

“A luz de alerta aparece com ênfase no segmento da produção primária da cadeia produtiva da carne suína”, divulgou em nota oficial a associação. Para a associação, se o cenário se mantiver dessa forma, as previsões para este ano precisarão ser reavaliadas. “O setor num todo tem uma previsão de crescimento nominal para 2018 de 3%. Com atual situação e sua permanência, provavelmente os números serão revistos para baixo”.

“No momento a especulação e o ambiente negativista faz a diferença. Cabe ao criador resistir e exigir uma melhor relação entre as partes. Os atuais preços já estão abaixo do custo de produção”, alerta Valdomiro Ferreira, presidente da APCS.

Relação de troca

A associação explica que a relação de troca com os principais ingredientes que formam o custo de produção vem apresentando uma perda significativa para o suinocultor:

  • Relação Suíno X Farelo de Soja: Um quilo de suíno vivo compra 3,57 quilos de farelo de soja. O ideal para o criador é de 5,65.
  •  Relação Suíno X Milho: Um quilo de suíno vivo compra 6,49 quilos de milho. O ideal para o criador é de 9,00.

Em comparação ao salário mínimo, esclarece a APCS, uma arroba suína equivale a 7,02% do salário mínimo. “O ideal seria 9,60% pelo menos”. Em comparação com o boi, a distorção é ainda maior. “Hoje o preço da arroba suína equivale a 46,14% do preço da arroba do boi. O ideal para o suinocultor é entre 75% a 80%”, concluí Ferreira.