Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Internacional

México e Dinamarca firmam parceria na suinocultura

Países desenvolvem projeto para fortalecer a cadeia de valor e fortalecer ações de prevenção contra a peste suína africana.

México e Dinamarca firmam parceria na suinocultura

O Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agroalimentar do México) (Senasica) e o Governo da Dinamarca desenvolvem um Projeto de Cooperação Estratégica Setorial (PCES) que contribui para fortalecer a cadeia de valor da produção suína e avançar na melhoria do diagnóstico e atualização do controle da carne.

A Dinamarca é um dos maiores produtores de suínos da União Européia, produzindo anualmente mais de 28 milhões de espécimes permanentes, quase cinco vezes o tamanho de sua população, estimada em seis milhões de pessoas.

Da mesma forma, o México é reconhecido por sua tradição suinícola e por seus altos padrões sanitários, o que permitiu um crescimento de 5,7% no ano passado.

Como primeira etapa do projeto, uma delegação dinamarquesa visitou nosso país com o objetivo de conhecer as ações da Senasica para impedir a entrada do Peste Suína Africana e concordou que em abril, técnicos mexicanos visitarão a Dinamarca para conhecer as medidas de prevenção da doença que se aplicam O país europeu

A Delegação Européia reconheceu a capacidade técnica e o alto nível de preparação do México para impedir a entrada do PSA e elogiou particularmente os métodos de inspeção não intrusiva com o uso de binômios caninos, de modo que procurará orientação da Senasica para replicar o Modelo no aeroporto de Copenhague.