Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biosseguridade

México, EUA e Canadá buscam eficiência na prevenção da PSA

O México é sede do II Fórum da Peste Suína Africana (PSA) na América do Norte

México, EUA e Canadá buscam eficiência na prevenção da PSA

As ações executadas pelos serviços veterinários do México, Estados Unidos e Canadá para impedir a entrada da Peste Suína Africana (PSA) no continente americano são alta prioridade, informou o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural mexicano. A doença ameaça a produção nacional de suínos, que garante o fornecimento de produtos à base de carne para a população e impulsiona o desenvolvimento das comunidades do país.

Ao abrir o II Fórum PSA da América do Norte, o diretor-chefe do Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agroalimentar (Senasica), Francisco Javier Trujillo Arriaga, destacou que a indústria suinícola norte-americana deve ter certeza de que os serviços veterinários dos três países trabalham de maneira permanente e coordenada para melhorar um sistema testado e que já trabalhou em casos como a Peste Suína Clássica.

Ele indicou que, para ser eficiente na prevenção dessa ameaça, é necessário acrescentar a colaboração organizada de todos os procedimentos, disciplinas e mecanismos, para que, em caso de eventualidade, sejam eficientes na detecção e notificação.

“Temos um mecanismo internacional regional, com a participação da indústria e dos governos, e temos uma lição aprendida com as brocas em diferentes países. Portanto, agora é necessário testar um sistema que não se limite ao papel dos serviços veterinários dos países, mas inclui todos os envolvidos, principalmente produtores e comerciantes, para serem eficientes”, afirmou o funcionário do Ministério da Agricultura.

Ele ressaltou que o trabalho realizado no I Fórum do PSA da América do Norte foi frutífero e nesta segunda reunião amadurecem as iniciativas propostas, como o desenvolvimento de exercícios em cada um dos países da América do Norte.

O chefe dos serviços veterinários canadenses, Jaspinder Komal, disse: “Mostramos que somos muito bons em reagir à presença de uma ameaça. Agora temos que mostrar que também somos eficazes na prevenção, por isso nos reunimos, para estabelecer alianças destinadas a impedir que a PSA chegue à América e, se isso acontecer, estar preparado para enfrentá-lo”.

Ao contar os resultados obtidos no primeiro fórum, realizado em Ottawa, Canadá, o funcionário da Agência Canadense de Inspeção de Alimentos (CFIA) disse que é decisivo estabelecer alianças para agir em conjunto, implementar critérios contrapartes para a prevenção e unir esforços para a pesquisa.

Ele explicou que, no primeiro fórum, foram estabelecidos acordos para orientar ações para a prevenção de PSA na América do Norte, como promover uma comunicação eficiente, proteger as fronteiras contra doenças e promover um trabalho coordenado com os produtores para aumentar a biossegurança em suas fazendas.

Ele considerou necessário adicionar outras nações à pesquisa global para desenvolver uma vacina contra a PSA e relatou que já estão sendo realizados testes rápidos de eficácia para a detecção da doença.

“Avançamos muito bem no fórum de Ottawa. Canadá, Estados Unidos e México já realizaram exercícios: participamos dos exercícios de nossos vizinhos, porque isso nos permite detectar pontos fracos para corrigi-los. Agora, é necessário fazer um exercício trinacional para verificar se estamos alinhados e saber como lidaríamos com o vírus, caso ocorresse.”

A expectativa para o segundo fórum é estabelecer um grupo permanente de especialistas em PSA para as Américas, que, por meio de estruturas e associações existentes, inclua serviços veterinários de países e instituições como a Organização Ibero-Americana de Suínos (OIPORC) e o Agência Regional Internacional de Saúde Agrícola (OIRSA). Além disso, será promovida a integração de equipes de trabalho sub-regionais, como o Grupo de Trabalho PPA do Comitê de Saúde Animal da América do Norte.

Os tópicos prioritários do fórum do México incluem mecanismos de inspeção de fronteiras, garantia da capacidade dos laboratórios para o diagnóstico oportuno de PSA, estabelecimento de estratégias de comunicação de risco e generalização de medidas de biossegurança agrícola – e que elas podem ser incorporadas com procedimentos diários de produção e mobilização, por meio da comunicação, para aprofundar a conscientização sobre os setores de interesse.

Além disso, convidou-se os países a desenvolver planos nacionais de ação contra PSA que reflitam sobre o setor suíno e áreas de risco e promover treinamento para garantir a eficácia dos laboratórios para detenção oportuna.

Eles também compartilharão experiências de funcionários do governo da Dinamarca, um país que é proeminente na produção de suínos e tem sido eficaz na prevenção de PSA, como o chefe dos Serviços Veterinários, Jens Munk Ebbesen, chefe do Departamento de Saúde Animal, Camilla Braasch Andersen, e o consultor veterinário do Centro de Gerenciamento de Emergências em Saúde Animal, Etienne Bonbon.

Também participam do fórum técnicos e pesquisadores de universidades e organizações dos três países, além de representantes do setor produtivo do Conselho Mexicano de Carne (Comecarne) e da Organização dos Produtores de Carne Suína (OPORPA), entre outros.

Da mesma forma, o administrador associado de Resposta e Segurança de Emergência do Departamento de Agricultura dos EUA, Jack Shere; o diretor regional de Saúde Animal da OIRSA, Abelardo De Gracia Scanapieco, e os diretores gerais de Saúde Animal, Juan Gay, e o Produtor Nacional de Biólogos Veterinários (Pronabive) do Ministério da Agricultura, Igor Francisco Romero Sosa.