Milho mais caro reduz margem dos frigoríficos

Está mais caro produzir frango e suíno neste ano.

Da Redação 23/08/2002 – Está mais caro produzir frango e suíno neste ano. O preço do milho, principal insumo da ração animal, subiu em média 50% nos últimos 12 meses no mercado interno, como reflexo da queda de 13% na safra brasileira. O grão representa em média 50% dos custos de produção das agroindústrias.

As próprias empresas do setor também teriam colaborado para a falta de milho. Segundo André Pessôa, diretor da Agroconsult, a política das empresas do setor – que evitam comprar antecipadamente o milho, e o fazem apenas durante a safra, o período de maior oferta e menores preços – desestimula os agricultores a plantarem.

Neste ano, a produção de milho foi de 36 milhões de toneladas; em 2001 chegou a 41,5 milhões de toneladas. “Nossos custos de produção aumentaram 24% no primeiro semestre”, disse Chang Wei Wang, vice-presidente financeiro da Perdigão.

Os bons preços da soja, que subiram 27% este ano em Chicago, também incentivam os agricultores a abandonar o milho.