Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Peste Suína Africana

Ministério chinês pede importações de carne suína com preços razoáveis

Com a necessdade de importações para reabastecer o mercado devido a PSA autoridades estão pedindo aos parceiros comerciais do país que não tirem proveito de uma crise 

O Ministério do Comércio da China está pedindo às empresas internacionais de carne que estabeleçam preços de exportação “razoáveis” para a carne suína e não aproveitem a peste suína africana que dizima o suprimento de carne suína no país.

Na Conferência Internacional da Carne da China, realizada na quinta-feira (07/11) na China International Import Expo (CIIE) em Xangai, o funcionário do Ministério do Comércio Wang Bin disse que os preços da carne subiram globalmente desde o início deste ano, com o preço atual da carne suína de cerca de US $ 5.000 por tonelada quase duas vezes maior que em abril e maio.

“O suprimento de carne de porco e os preços crescentes são os dois principais problemas internacionalmente para 2020”, disse Guillaume Roue, presidente do Secretariado Internacional de Carnes, na conferência.

No dia da abertura do CIIE, as autoridades chinesas anunciaram que o país havia retomado a importação de carne de porco do Canadá. Empresas de carne de todo o mundo – incluindo mais de 20 da França – participaram da exposição deste ano.

A China é o maior consumidor mundial de carne. Mas a peste suína africana – uma doença viral altamente fatal para os porcos – reduziu bastante o suprimento de carne suína do país, causando uma queda de 17,2% em relação ao ano anterior nos primeiros três trimestres de 2019. No mesmo período, os preços da carne suína país aumentou 46,7% em relação ao ano anterior.

De janeiro a setembro, a China importou 813.400 toneladas de carne de porco da Europa (41,6%) e 139.400 toneladas dos EUA (73,3%), informou o Ministério do Comércio na conferência. O país também começou a importar carne de porco da América do Sul.

Wang, o funcionário, acredita que manter o suprimento de carne de porco da China continuará sendo uma prioridade antes do feriado do Festival da Primavera, no final de janeiro, quando as famílias se reúnem para banquetes e consumo de carne. De acordo com Wang, o próximo feriado representa uma oportunidade de negócio potencialmente lucrativa para os produtores de carne presentes na CIIE.

“As empresas de comércio de carne e os agentes de compras devem estabelecer relações comerciais de longo prazo, estáveis ??e sustentáveis”, disse Wang. “Não aumente muito os preços no mercado atual, defina preços razoáveis.”

Durante o ano passado, o governo central da China tomou medidas para mitigar os efeitos da peste suína africana e estabilizar os preços da carne suína . Durante o feriado de uma semana do Dia Nacional em outubro, por exemplo, lojas de carne de porco congelada foram liberadas das reservas de emergência do país.

Com as autoridades pedindo aos agricultores que acelerem seus programas de criação de porcos para ajudar a colocar a indústria doméstica de suínos de volta, a produção deve melhorar no segundo semestre de 2020, impedindo novos surtos de peste suína africana, disse Wang.