AveSui
Peste Suína Africana AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Suíno Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Eventos

Ministra representa Brasil em evento da ONU que irá debater os sistemas alimentares globais

Tereza Cristina vai participar de painéis e reuniões bilaterais durante a Pré-Cúpula dos Sistemas Alimentares, em Roma

Redação com informações de Ministério da Agricultura
26-Jul-2021 08:23 - Atualizado em 26/07/2021 10:29

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) está representando o governo brasileiro na Pré-Cúpula de Sistemas Alimentares, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre os dias 26 e 28 de julho, em Roma. Ela vai participar de painéis e reuniões bilaterais para debater o aprimoramento dos sistemas alimentares a nível global.

No primeiro dia do evento, a ministra participa do painel Achieving Zero Hunger: Nutritiously and Sustainably, que promoverá um diálogo sobre soluções para a erradicação da fome no mundo. Está prevista também a presença da ministra no Primeiro Fórum de Ministras da Agricultura das Américas, evento promovido pelo Instituto Interamericano para Cooperação para a Agricultura (IICA).

Devem ser realizadas ainda reuniões bilaterais com ministros de países europeus e representantes de organismos internacionais, como a vice-chefe da ONU, Amina Mohammed e o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Qu Dongyu.

“Nesses encontros, pretendo ressaltar que não há uma solução única para a sustentabilidade dos sistemas alimentares e que a imposição de modelos alheios às realidades locais não funcionará. Pelo contrário, poderá resultar em mais fome e escassez. É essencial portanto, que a Cúpula reconheça a diversidade de caminhos para sistemas alimentares sustentáveis”, explica a ministra.

Tereza Cristina também estará presente em evento para divulgar as 16 mensagens-chave definidas pelos países da região no âmbito do IICA, com a participação de outros ministros da América Latina e Caribe.

Em relação à produção agrícola brasileira, a ministra irá mostrar as políticas de fomento à produção sustentável, como o Plano de Agricultura de Baixo Carbono, o Programa de Aquisição de Alimentos e o Código Florestal. Serão promovidos debates sobre a possível formação de coalizões sobre temas de interesse para o Brasil, como merenda escolar e o combate a perdas e desperdícios.

Também participam da delegação do Mapa a Roma o Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Orlando Ribeiro, o diretor de Regularização Ambiental do Serviço Florestal Brasileiro, João Adrien, e o assessor especial Fernando Zelner. A delegação brasileira deve contar ainda com membros dos Ministérios das Relações Exteriores, da Saúde, do Meio Ambiente e da Cidadania.

A Pré-Cúpula precede a Cúpula dos Sistemas Alimentares (Food Systems Summit, ou FSS, na sigla em inglês), que está marcada para setembro, durante a semana de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas. O evento pretende acelerar esforços para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio da transformação dos sistemas alimentares rumo à sustentabilidade.

O governo brasileiro tem participado das consultas e discussões para a preparação da Cúpula a partir da coordenação entre os Ministérios das Relações Exteriores; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Saúde; da Cidadania; do Meio Ambiente; e de outros órgãos governamentais.

Programa

Confira as principais participações da ministra Tereza Cristina na Pré-Cúpula de Sistemas Alimentares, em Roma. 

Os horários são locais (+5h em relação ao Brasil). A programação poderá ser acompanhada pelo site do evento. 

Dia 26/7

9h - Plenária de Abertura. Tema: Uma visão ousada para o aprimoramento dos Sistemas Alimentares.
Local: Plenary Hall

11h30 - Sessão Paralela: Achieving Zero Hunger: Nutritiously and Sustainably
Local: Green Room
Ministra fará intervenção

15h - Cerimônia Oficial da Pré-Cúpula
Local: Plenary Hall

18h - I Foro de Ministras e Secretárias de Agricultura do hemisfério (organizado pelo IICA)
Local: Embaixada do Brasil

Dia 27/7

10h30 a 18h – Reuniões bilaterais

19h30 - Side Event IICA “Los sistemas alimentarios: una visión desde la agricultura de las Américas
Local: Embaixada do Brasil

Dia 28/7

11h30 - Plenário Síntese
Local: Plenary Hall

15h – Plenária de Encerramento
Local: Plenary Hall

 

Saiba mais:

1- Confira a Edição 1309 da Revista Avicultura Industrial que teve como tema a Potência Agroindustrial do Brasil.

,
Capa edição 1309 Revista Avicultura Industrial

2- Live com o consultor Pedro de Camargo Neto sobre os desafios ambientais para o agro brasileiro no mercado global

Assuntos do Momento

Mais assuntos do momento
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade