Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

PSA

Ministra Tereza Cristina defende medidas para contenção de PSA

Foco da doença foi identificado na República Dominicana em novembro, mas Brasil não registra casos desde o fim da década de 1970

Ministra Tereza Cristina defende medidas para contenção de PSA

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, defendeu em um evento nesta segunda-feira (17) a realização de medidas para evitar uma disseminação da peste suína africana. Um foco da doença foi identificado na República Dominicana em novembro de 2021.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil erradicou a doença no fim da década de 1970. Entretanto, a chegada dela ao Brasil poderia gerar um prejuízo de US$ 5,5 bilhões no primeiro ano após a disseminação.

Tereza Cristina participou da cerimônia de posse do segundo mandato de Manuel Otero, diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

“Outra iniciativa está ligada a um tema que me preocupa muito, a peste suína africana. Espero que as diretrizes estabelecidas na reunião de novembro, e a parceria com o IICA, gere bons resultados na contenção continental da doença”, disse.

Segundo a Embrapa, a peste suína africana afeta apenas suínos, mas é altamente contagiosa e não possui cura ou tratamento, resultando em uma taxa de mortalidade alta nos rebanhos acometidos.

As orientações do instituto para a população geral para ajudar a evitar a disseminação da doença é não trazer produtos de origem animal ou produtos de caça de viagens ao exterior.

No caso dos produtores, recomenda-se o cumprimento de protocolos sanitários, reportar às autoridades quaisquer alterações importantes nos animais, como doenças hemorrágicas ou mortes suspeitas, e ficar atento à alimentação do rebanho, evitando que comam restos de alimentação humana.

Após a identificação do foco na República Dominicana, foram realizados estudos para determinar a extensão do surto da doença, além da realização de medidas para conter e eliminar os focos atuais.

Ainda no evento, a ministra afirmou que “conto com a liderança do diretor-geral para que continue prestando apoio às ações regionais em defesa de temas caros a nossa agricultura, como o comércio livre e justo e a ciência e a inovação como pilares do desenvolvimento”.

“Os países das Américas contam com sua competência e dedicação incansável para que possamos continuar cumprindo nosso importante papel de fornecedores de alimentos e prestadores de serviços ambientais para a nossa população e para o mundo”, disse a ministra.