Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Missão chinesa visitará 84 frigoríficos brasileiros neste mês

A expectativa do Ministério da Agricultura é de que o gigante asiático “libere boa parte desses frigoríficos para exportar"

SONY DSC
SONY DSC

.Uma missão técnica chinesa com especialistas veterinários deve vir ao Brasil até o fim de maio para vistoriar frigoríficos, informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nesta terça-feira (15). A confirmação foi dada ao ministro Blairo Maggi, durante reunião com o Ministro do Comércio da China, Zhong Shan, em Pequim.

De acordo com as informações do Mapa, uma lista com 84 novos estabelecimentos a serem vistoriados foi entregue aos chineses. A expectativa do ministério é de que o gigante asiático “libere boa parte desses frigoríficos para exportar”.

O chanceler brasileiro Aloysio Nunes Ferreira também participou da reunião com o ministro do Comércio da China, onde foram tratadas as dificuldades nas relações comercias entre os dois países. “Vamos acelerar conversas por meio de nossa embaixada em Pequim”, afirmou Maggi.

O Brasil possui atualmente 102 processos contra a China em tramitação junto à OMC (Organização Mundial do Comércio), em que algumas práticas comerciais são contestadas. No entanto, o ministro Blairo Maggi disse que muitas questões poderão ser resolvidas, uma vez que os dois países possuem muitas coisas em comum.

Na visão do ministro Blairo Maggi, os processos junto à OMC demonstram que ainda é muito forte o protecionismo existente em vários países. Para Maggi, esse tipo de atitude (protecionismo) por parte dos governos só atrapalha o livre comércio entre os países.