Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Processamento

Modelo de gestão para otimização do rendimento de envoltórios naturais na fabricação de linguiça suína tipo frescal

Trabalho teve como objetivo implantar urn modelo de gestão para otimizar o rendimento deles para a fabricação de linguiça, diminuindo o desperdício

Modelo de gestão para otimização do rendimento de envoltórios naturais na fabricação de linguiça suína tipo frescal

.Os produtos derivados da came são aqueles que sofrem um ou mais tipos de processo, como por exemplo: salga, cozimento, defumação ou até mesmo somente a adição de condimentos e temperos, como e o caso da linguiça frescal. Estes processamentos da came visam a elaboração de novos produtos, o aumento da vida de prateleira, redução da perecibilidade, entre outras vantagens. Também atribuem características organolépticas como cor, sabor e aroma. Essas modificações agregam valor ao produto, pois ocorre o aproveitamento de cortes que não são interessantes para o consumo in natura, fortalecendo a competitividade de mercado das agroindústrias.

O processo de preparação da linguiça suína frescal, e basicamente composto pela moagem da carne, cubação da gordura, seguida da adição de condimentos e temperos, e posterior mistura, embutimento e embalagem. Esses produtos embutidos, geralmente são envolvidos por envoltórios naturais obtidos do aparelho digestivo de suínos, ovinos e bovinos, embora algumas indústrias optem por utilizar envoltórios artificiais derivados do colágeno e celulose. A empresa, objeto deste estudo contem em seus processos a etapa de retirada de envoltórios naturais do aparelho digestivo dos suínos, mas por questões econômicas optou por não realizar a preparação dos envoltórios para uso próprio, adquirindo então de fornecedores externos.

Devido a importância econômica dos envoltórios naturais dentro do processo de embutimento, este trabalho teve como objetivo implantar um modelo de gestão para otimizar o rendimento  de envoltórios naturais para a fabricação de linguiça suína tipo frescal, diminuindo o desperdício, de modo a selecionar o melhor fornecedor para a empresa em estudo.

Leia o conteúdo na íntegra clicando aqui

.