Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Urgente

Morre em Chapecó o presidente da Aurora Alimentos, Mário Lanznaster

Lanznaster vivia um delicado quadro de saúde desde 2018 em razão de um tumor no fígado

Morre em Chapecó o presidente da Aurora Alimentos, Mário Lanznaster

O empresário Mário Lanznaster, presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, faleceu às 4h23 deste domingo (18), no Hospital Unimed, em Chapecó, aos 80 anos de idade. Considerado um dos maiores líderes do cooperativismo brasileiro das últimas décadas, Lanznaster vivia um delicado quadro de saúde desde 2018, em razão de um tumor no fígado.

A equipe de profissionais que assistia Lanznaster em suas frequentes internações era formada pelos médicos Denise Brzozowski, Ivanor Alba, Hardy Franz Goldschmidt, Rogério Martins de Aguiar, Gustavo Zenatti, Leonardo Voglino Winkelmann e Márcia Kotz, todos de Chapecó; além de Diogo Bugano e Marcelo Bruno de Rezende, de São Paulo.

Lanznaster trabalhou normalmente até o último dia 11, logo depois foi internado para nova assistência médico-hospitalar. Mário Lanznaster presidia a Aurora Alimentos desde 2007 e estava em seu quarto mandato. Antes,  presidiu a Cooperativa Agroindustrial Alfa de 1997 a 2009. Por dois anos (de 2007 a 2009) exerceu simultaneamente as presidências da Aurora e da Alfa.

Trajetória

Lanznaster nasceu em 30 de junho de 1940 no município de Presidente Getúlio, em Santa Catarina. Casou-se com Edirce com quem teve quatro filhos: Márcia, Fabiano, Fernando e Juliana.

Suinocultor há 40 anos e produtor de milho, feijão, soja e trigo desde 1984, Mário Lanznaster era graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina. Cursou MBA em Gestão Empresarial para Dirigentes de Organizações do Sistema de Agronegócio e Formação Geral Básica para Altos Executivos pela Fundação Getúlio Vargas.

Foi extensionista rural em 1968 nos municípios de Modelo e Chapecó. Em 1974, trabalhou como assessor técnico na Coopercentral quando iniciou a implantação do programa de fomento à suinocultura, conhecido hoje como Suicooper.

Foi vice-presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e presidente da Sociedade Amigos de Chapecó (SAC), entre outros cargos comunitários que exerceu.

Era vice-presidente para assuntos estratégicos do agronegócio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

Em outubro de 2002 assumiu a vice-presidência da Cooperativa Central Aurora e, em 2007, a presidência.

Arrojo

Nos 13 anos em que comandou a Aurora Alimentos, Mário Lanznaster implementou um poderoso programa de investimentos na estrutura industrial e na produção pecuária, consolidando um colosso cooperativista-empresarial- industrial que emprega diretamente mais de 34 mil trabalhadores e processa 1 milhão de aves/dia, 25 mil suínos/dia e 1,5 milhão de litros de leite/dia, com receita operacional bruta superior a R$ 12 bilhões por ano.

As honras fúnebres serão prestadas no Ginásio de Esportes da unidade Frigorífico Aurora Chapecó II (FACH II), à Rua Antônio Morandini, no Bairro SAIC, em Chapecó, a partir das 12 horas deste domingo (18/19).