Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

PSA

Morte de porco de estimação leva a investigação da peste suína africana na Tailândia

País insiste há anos que seus rebanhos suínos não foram afetados pela peste suína africana

Morte de porco de estimação leva a investigação da peste suína africana na Tailândia

As autoridades pecuárias da Tailândia prometeram investigar a morte de um porco de estimação depois que um teste de laboratório em uma universidade indicou que ele morreu de peste suína africana, o primeiro relato desse tipo no país.

A Tailândia insiste há anos que seus rebanhos suínos não foram afetados pela peste suína africana, que nos últimos anos varreu a Europa e a Ásia e matou centenas de milhões de porcos, especialmente na China, mesmo com seus vizinhos do sudeste asiático relatando surtos.

Um porco de estimação em miniatura em Bangkok foi encontrado morto da doença depois de ter sido trazido por seu proprietário para um teste de laboratório que foi feito no início de dezembro na Universidade de Kasetsart, disse Nattavut Ratanavanichrojn, reitor associado da Faculdade de Medicina Veterinária da universidade em Província de Nakhon Pathom, a oeste de Bangkok.

“A peste suína africana foi encontrada na Tailândia, porque nós a encontramos”, disse Nattavut à Reuters na noite de sexta-feira, acrescentando que a universidade havia enviado o resultado da autópsia do porco ao Departamento de Desenvolvimento Pecuário da Tailândia no mês passado.

Ele acrescentou que o proprietário tinha dois outros porcos em miniatura na mesma casa que também morreram mais tarde.

A descoberta da universidade segue a crescente especulação de que um surto de peste suína africana já está dizimando os rebanhos suínos tailandeses, com os preços dos suínos subindo devido à oferta mais baixa de suínos este ano.

As autoridades tailandesas negaram repetidamente um surto de peste suína africana e anteriormente atribuíram a maioria das mortes de suínos em fazendas a outra doença viral chamada síndrome reprodutiva e respiratória suína (PRRS).

Chaiwat Yothakol, vice-diretor geral do Departamento de Desenvolvimento da Pecuária, disse na sexta-feira que “o departamento investigará se o porco estava realmente infectado com a doença”.

“Até agora não encontramos a doença aqui”, disse ele.

A peste suína africana é inofensiva para os humanos, mas fatal para os porcos, e não há vacina para proteger contra o vírus.

A Tailândia suspendeu as exportações de suínos vivos a partir de quinta-feira até 5 de abril para aumentar o abastecimento doméstico. As autoridades estimam que a Tailândia terá apenas 13 milhões de porcos este ano, menos do que os 19 milhões que normalmente produz. consulte Mais informação

Os preços dos suínos na Tailândia foram cotados em torno de 105 baht (US $ 3,12) por kg na semana passada, 30% mais altos do que os preços do mesmo período do ano anterior, mostraram dados da Associação de Criadores de Suínos da Tailândia.

Os preços da carne suína em Bangkok foram registrados esta semana em torno de 182,50 baht por kg, quase 29% mais altos do que em janeiro de 2021, de acordo com dados do ministério do comércio tailandês.