Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindustria

MPT processa JBS por omissão em medidas contra covid-19

Órgão pede indenização de R$ 15 milhões por irregularidades em abatedouros de Itapiranga (SC)

MPT processa JBS por omissão em medidas contra covid-19

O Ministério Público do Trabalho (MPT) informou nesta terça-feira (13) que ingressou com uma ação civil pública contra a JBS pedindo R$ 15 milhões em indenização por danos morais coletivos.

O MPT acusa a JBS de ter sido omissa na adoção de medidas para proteger os trabalhadores contra a covid-19 nos abatedouros de aves e suínos que possui em Itapiranga, no oeste de Santa Catarina.

Diante disso, o órgão também pediu que a Justiça obrigue a JBS a realizar testes para detecção de covid-19 em todos os funcionários das unidades de Itapiranga.

Em nota, o MPT alegou que a JBS não forneceu testes para detecção da doença e também não afastou funcionários com sintomas compatíveis com a covid-19.

Entre as irregularidades que teriam sido cometidas pela JBS, o MPT cita a demora em afastar funcionários de grupos de risco, a omissão em vacinar os trabalhadores contra o vírus H1N1 e a ausência de distanciamento dentro da fábrica.

O órgão cita que, em Itapiranga, 181 funcionários do abatedouro de suínos não foram afastados mesmo estando com sintomas compatíveis. No abatedouro de aves, 200 estiveram na mesma situação.

Ainda de acordo com o órgão, a JBS teria afastado tardiamente 82 no abatedouro de suínos — desses, 38 tiveram o diagnóstico positivo — e 62 na unidade de aves, com 13 casos positivos. Em agosto, um funcionário da empresa faleceu, segundo o MPT.

“A conduta da empresa é temerária ao voluntariamente optar pela manutenção de trabalhadores que apresentam sintomas compatíveis com a covid-19 em atividade, pondo em risco a saúde de todos os demais trabalhadores da unidade, na medida em que viabiliza a contaminação em grande escala”, critica o MPT.

A ação civil pública tramita na Vara do Trabalho de São Miguel do Oeste (SC). Procurada, a JBS não respondeu imediatamente