Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

MSD lança primeiro dispositivo livre de agulha e intradérmico com dois injetores para vacinação suína

Com o único movimento, IDAL® 3G Twin facilita a aplicação de duas vacinas, no combate de duas importantes doenças: pneumonia enzoótica e a Circovirose

MSD lança primeiro dispositivo livre de agulha e intradérmico com dois injetores para vacinação suína

Investindo cada vez mais em soluções que auxiliem o produtor, garantindo maior rentabilidade e com foco no bem-estar animal, a MSD Saúde Animal acaba anunciou nesta terça-feira (25) a chegada de IDAL® 3G Twin.

Trata-se de um dispositivo sem agulha e intradérmico com duas cabeças injetoras, que combina os benefícios da vacinação sem agulha e da aplicação intradérmica de vacinas. O equipamento está disponível para aplicação das exclusivas vacinas inativadas contra a infecção por circovírus suíno tipo 2 (Porcilis® PCV ID) e contra a enfermidade Mycoplasma hyopneumoniae (Porcilis® M1 ID).

“Como o dispositivo IDAL® 3G Twin não utiliza agulhas, ele regula a dose da vacina e a pressão de aplicação eletronicamente, evita os erros de volume da dose aplicada e também possíveis lesões teciduais, que podem ocorrer no local da vacinação com agulha, são minimizadas ou inexistentes”, explica Robson Gomes, gerente de produtos da MSD Saúde Animal.

Segundo estudos, a resposta imune após a vacinação intradérmica é tão boa ou superior quanto à obtida após a vacinação intramuscular tradicional. O dispositivo também apresenta menores exigências de volume de frascos para ser manejado e controlado nas geladeiras de armazenamento de vacinas, tornando-se assim mais conveniente.

A tecnologia reduz o risco de disseminação de doenças entre os suínos – que pode ocorrer devido à reutilização da mesma agulha em vários animais -, elimina o risco de quebra de agulhas, abcessos e condenações de carcaças associadas a esses fatos, além de melhorar a segurança do operador, evitando ferimentos acidentais com as agulhas.

Pesquisa e Inovação

IDAL® 3G Twin faz parte da terceira geração do IDAL® System. O novo modelo é ergonomicamente projetado com uma distribuição de peso o que garante fácil manuseio e o que proporciona esforço mínimo do operador. Além disso, ele chega ao mercado com um sensor bluetooth e de posição. São mais de 1.200 aplicações em uma carga de bateria. A necessidade de manutenção periódica requerida pelo IDAL 3G também foi melhorada, aumentando a autonomia do equipamento. 

O exemplo mais conhecido de um dispositivo de vacinação sem agulhas em toda indústria de saúde animal é o IDAL® System, desenvolvido na Alemanha por especialistas em tecnologia de fabricação de produtos médicos em colaboração com a MSD Saúde Animal, que apareceu oficialmente no mercado em 2001.

Desde 2013, a MSD Saúde Animal trouxe ao mercado os modelos melhorados de IDAL® System I e II, respectivamente, o que proporcionou uma grande vantagem para essa tecnologia, já que seu desenvolvimento ocorreu juntamente com uma linha de vacinas exclusivas para o uso da via ID. 

“A vacinação intradérmica é um avanço nos processos de imunização de animais. IDAL® System é o mais moderno e inovador sistema de vacinação do mercado brasileiro e promove melhorias relacionadas ao bem-estar animal. “Essa é a terceira geração do equipamento que chega ao mercado, mostrando que a MSD Saúde Animal investe constantemente em tecnologia e o IDAL faz parte de uma estratégia global da companhia”, completa Robson Gomes.