Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Muffato investe na tecnologia Marel e revoluciona processamento de carnes

Equipada com linhas automatizadas da Marel, a Muffato Foods, inaugurada em Cambé (PR), é um dos mais modernos centros de processamento de alimentos do Paraná

Muffato investe na tecnologia Marel e revoluciona processamento de carnes

Líder de supermercados no Paraná, Brasil, o Grupo Muffato entrou este ano em uma nova era no processamento de alimentos e tecnologia de segurança. Equipada com linhas automatizadas da Marel, a Muffato Foods, inaugurada em Cambé (PR), é um dos mais modernos centros de processamento de alimentos do Paraná.

Nesta primeira fase, foram investidos R$ 170 milhões em infraestrutura e tecnologia na unidade de 21 mil m², voltada à proteína animal, com capacidade para desossar 100 carcaças bovinas por hora. O investimento, que gerou 650 empregos diretos, aumenta a disponibilidade e a variedade de carnes frescas, de alta qualidade e padronizadas, para as 80 lojas do grupo instaladas no Paraná e no interior de São Paulo.

A Marel foi escolhida para fornecer as soluções de produção integradas e automatizadas e o sistema de rastreabilidade em toda a linha, desde a entrada da carcaça até a pesagem do produto acabado. O projeto combina equipamentos do portfólio Sulmaq e Marel: linha de recebimento de carcaça bovina, suína e ovina, sistema de corte de carcaças, câmaras de resfriamento, linha de desossa eficiente e automatizada e embalagem secundária para todas as linhas de produtos, sistema de pesagem automática e linha de porcionamento controlado, que inclui a porcionadora V-Cut 240.

A linha de porcionamento de bovinos e suínos já opera com capacidade para processar 600 kg de bifes e costeletas de suíno por hora.

“O objetivo do investimento foi padronizar nossos produtos, controlar custos, aumentar a vida útil e, acima de tudo, garantir a qualidade do produto que chega à mesa dos clientes”, afirma o superintendente da Muffato Foods, Noroli do Nascimento, que está satisfeito com os resultados. Ele acredita que os equipamentos e softwares adquiridos da Marel são essenciais para atender às demandas dos clientes, que buscam uma experiência de compra segura e positiva.

Além de aumentar a produtividade, as soluções da Marel oferecem qualidade e segurança em todos os aspectos da produção. “Além da segurança dos alimentos, garantimos, com este investimento, segurança dos profissionais que atuam na fábrica”, acrescenta. O superintendente destaca ainda a importância dos equipamentos conectados, que permitem o monitoramento e controle das operações por setores, de forma instantânea e remota. Principalmente no processamento secundário e desossa, essa funcionalidade possibilita o controle on-line da produtividade, com acesso aos dados das operações e rastreabilidade.

Porcionamento perfeito

As funcionalidades da V-Cut 240 também impressionaram o cliente. “O porcionamento de qualidade, com espessura perfeita e que garante o frescor da carne, é fantástico”, declara Noroli do Nascimento, informando que a porcionadora é um equipamento bem versátil, que assegura agilidade e padrão de corte, tanto na carne bovina quanto na suína.

Os equipamentos adquiridos também são considerados fundamentais para atender o aumento de consumo de carnes porcionadas, muitas vezes vendidas pelo e-commerce__ novo padrão de consumo desencadeado pela pandemia de Covid-19.

“Agora estamos prontos para atender consumidores que buscam praticidade, porções menores e mais frescor”, afirma. Para ele, essa tendência de consumo e o aumento das entregas em domicílio vieram para ficar.