Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Capão Bonito

Município paulista aprova Lei que inclui carne suína em merenda escolar

Associação vê no projeto um modelo para que lei tenha abrangência estadual

Município paulista aprova Lei que inclui carne suína em merenda escolar

Projeto incentiva a descoberta de novos saboresA Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) se reuniu com representantes do município de Capão Bonito na última semana para discutir a recente lei aprovada pelo Legislativo local que determina a inclusão de carne suína no cardápio da merenda escolar do município e também foram apresentadas as vantagens competitivas de Capão Bonito aos membros da APCS relacionadas ao agronegócio.

Pela lei aprovada pelo Legislativo de Capão Bonito, a carne de suína deve ser servida na merenda escolar pelo menos uma vez por semana. Atualmente no cardápio da merenda local contempla carne bovina, de frango e de peixe, além de legumes e verduras e tudo que deve ser servido numa refeição adequada aos estudantes.

A associação mostrou grande interesse pela regulamentação da lei que é pioneira no Estado e que possibilitará que outros municípios sigam o exemplo capão-bonitense e coloquem também nos cardápios da merenda escolar o produto que é defendido pela APCS. “A lei de Capão Bonito é um estímulo à suinocultura paulista e vamos fazer todos os nossos esforços para que esta lei tenha abrangência estadual”, disse o presidente da APCS Valdomiro Ferreira Junior.

O prefeito de Capão Bonito informou aos presentes na reunião que o município já teve no passado uma tradição na criação de suínos e que o município tem matéria-prima em abundância para alimentação do plantel. “Nossa região é grande produtora de milho e soja que são componentes importantes da alimentação dos suínos. Estamos propondo aos suinocultores paulistas que tragam seus investimentos para o município”, disse Citadini.

“Nossa intenção é criar mecanismos para facilitar a vinda de investimentos privados na cidade para produção da carne suína. Estamos trabalhando em diversas frentes econômicas na nova política de geração de emprego e o agronegócio é um setor que merece atenção especial”, destacou o prefeito Marco Citadini.

Na mesma reunião foi marcada uma audiência com o secretário estadual da Agricultura Arnaldo Jardim para o próximo dia 18 para que sejam discutidos junto ao Governo do Estado a regulamentação da lei capão-bonitense que é de autoria dos vereadores Matheus Francatto, Nino Nunes e Carlos Chaves e que pode ser de grande estímulo à suinocultura em São Paulo.

Para os suinocultores paulistas, levar a lei de Capão Bonito para outras localidades poderá se transformar num ganho muito importante para a atividade e seria também um estímulo para o aumento do rebanho suíno no Estado. A carne de porco até alguns anos sofria certa discriminação, mas todos os estudos mostram que ela é rica nutricionalmente e dá ótimos resultados aos seus consumidores. Além disso, é a mais consumida no mundo, podendo ser importante receita para o país em caso de exportação”, disse o empresário Antônio Iani, um dos incentivadores da produção suína na região.