Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AveSui América Latina

Na América Latina, fábricas de ração expandem mercado através da AveSui 2022

A região de Medianeira (PR) é o ponto central do maior agro cluster latino-americano, abrangendo a proximidade com a tríplice fronteira, os Estados do Sul e o Mato Grosso Sul; todos com forte vocação na produção de proteína animal e/ou grãos

Na América Latina, fábricas de ração expandem mercado através da AveSui 2022

Tendo como ponto de partida a região Oeste do Paraná, há uma gigantesca área com forte concentração de produção de grãos e proteína animal. Esse espaço territorial, que abrange os três Estados do Sul do Brasil mais o Mato Grosso do Sul, além da tríplice fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai), é o que pode ser chamado de agro cluster. Não só pelos números de produção, mas por todo o expertise em agricultura e criação animal, acompanhado de uma completa cadeia produtiva e canais consolidados de escoamento desta produção, como rodovias, ferrovias e portos.

Os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por exemplo, figuram nas três primeiras posições entre os principais produtores de aves e suínos do país. Ambos possuem status sanitário diferenciado, como livre de febre aftosa sem vacinação, possibilitando a exportação de seus produtos a mercados de melhor remuneração. Argentina e Paraguai, e o Mato Grosso do Sul, tem sido um importante fornecedor de grãos para os sistemas de criação animal, minimizando os eventuais déficits registrados por milho e soja na região.

Com investimentos em infraestrutura logística, como a Ferroeste (que irá ligar Maracaju/MS até Cascavel, descendo para Chapecó/SC, e também cortando o Paraná de Paranaguá até Foz do Iguaçu) e a nova Ponte da Amizade (ligando Brasil e Paraguai), o escoamento da safra deve ser facilitado, assim como a distribuição da produção para o mercado externo e/ou mesmo outros Estados. Todo esse processo tem sido acelerado por investimentos privados, como os das grandes cooperativas do agronegócio, que tem movimentado toda a cadeia produtiva de aves, suínos, peixes e leite. Só em 2021, segundo dados da Ocepar, as cooperativas paranaenses aplicaram R$ 4,2 bilhões em diversas atividades do agronegócio, ampliando a demanda por novos negócios, tecnologias e serviços ao longo de toda a cadeia produtiva.

AveSui: ambiente ideal para contatos e negócios

Diante desse ambiente favorável, empresas de segmentos como o de equipamentos para fábricas de ração têm investido na região Oeste do Paraná, principalmente, de olho em todo o mercado latino-americano. Com o crescimento da produção animal, se gera novos níveis de demanda para rações. Só como exemplo, a Frimesa está investindo na construção do maior frigorífico de suínos da América Latina, que terá capacidade de abate de até 15 mil animais/dia quando estiver em operação total. Para abastecer toda essa estrutura, haverá uma clara necessidade de maior produção no campo, o que demanda ração de qualidade.

Muitas empresas ligadas ao segmento de tecnologias em fábricas de ração identificaram na AveSui América Latina, a principal feira da indústria latino-americana de Aves e Suínos, uma oportunidade para acelerar contatos com tomadores de decisões e fechar novos negócios. O evento acontece entre os dias 26 e 28 de abril de 2022, em Medianeira (PR).

Dentre os expositores da AveSui América Latina que atuam com projetos completos e equipamentos para fabricação de ração, já confirmaram a CPM (linhas completas para fábricas de ração, assim como para áreas de biomassa, de óleos de sementes e outras), a Van Aarsen (linhas envolvendo todo o processo fabril de ração animal e específica para peixes, assim como para processamento de soja e outros), a Quality Equipamentos (projetos novos, montagens, reforma e ampliações em fábricas e peças e equipamentos para produção de ração, assim como estruturas para armazenagem), a Equitec (projetos para fábricas de ração, equipamentos e projetos “chave-na-mão), a TMSA (representante da empresa alemã Amandus Kahl com equipamentos como peletizadoras e secadoras para a produção de pellets de ração, biomassa e fertilizantes), a Vantec (linha completa de equipamentos para ração, desde o recebimento da matéria-prima até a expedição), a Só Automação (projetos elétricos, montagens e instalações elétricas, painel de comando e força e sistemas de gerenciamento e automação para fábricas de ração e moinhos de trigo e milho) e a AGPR5 (Softwares de gestão e de gerenciamento de rastreabilidade em fábricas de ração e nutrição animal e sistema de dosagem Batch),

Todas estas empresas estarão apresentando suas tecnologias e inovações durante os três dias de exposição da feira, aproveitando o ambiente de investimentos de todo este agro cluster e o público altamente qualificado que visita o evento.

20 anos de bons negócios

O evento é o mais importante na área de negócios e tecnologias dentro do setor produtivo de aves, suínos e peixes. Em seus 20 anos, a AveSui reuniu mais de 305 mil visitantes qualificados, algo próximo a 3.250 expositores, com a participação de 62 países, e um montante superior a R$ 500 bilhões em negócios gerados. Além disso, o evento oferece uma oportunidade única para a exibição de produtos e serviços. Com a presença de um público focado em negócios, a AveSui 2022 já se prepara para ser novamente o mais tradicional ponto de encontro do setor de proteína animal da América Latina.

AveSui América Latina 2022

Data: 26 a 28 de abril

Local: Medianeira (PR)

Realização: Gessulli Agribusiness

Fone: (11) 4013-1277 / (11) 9 3292-1843

E-mail: [email protected]

Site: www.avesui.com