Guia Gessulli

Na Argentina, preços da carne superam em 20 pontos a inflação

De acordo com relatório do Centro de Economia Política Argentina (CEPA) que analisa a evolução nominal em carnes e vegetais

Redação com informações de Tiempo Argentino
13-Mai-2021 16:42

O Observatório de Preços do Centro de Economia Política Argentina (CEPA) realizou uma análise da evolução dos preços nas categorias de carnes, frutas e verduras, que representam boa parte do consumo argentino.

Entre as principais conclusões, pode-se deduzir que “frente a abril de 2020, a variação dos preços nominais das carnes (+ 66,1%) ficou bem acima da variação dos preços do período (+ 45,6%, aproximadamente), o que implica em aumento no custo dos vários cortes em termos reais ”. Em outras palavras, os aumentos das carnes cresceram 20 pontos percentuais acima da inflação plena.

Analisando a evolução das variações mensais ao longo de 2020 e no primeiro quadrimestre de 2021, “aumentos expressivos na carne bovina são observados nos meses de janeiro (7,6%), março (5,6%), abril (9,2%), novembro (7,7%) , Dezembro (20,2%) todo de 2020, e janeiro e março de 2021 (6,3% e 7,3% respectivamente) ”. Após a forte tendência de alta, “em abril o aumento da média ponderada dos cortes de carne bovina registrou uma desaceleração perceptível, embora em patamares elevados, chegando a 3,5%”.

Do CEPA, explicaram que para o relatório foram utilizados os preços cobrados pelo Instituto da Carne Bovina (IPCVA) relativos aos cortes selecionados e foi ponderada com base na cesta de consumo da população desenvolvida no Estudo de Usos e Atitudes sobre o consumo de Carne Bovina na Argentina (IPCVA).

O frango ficou praticamente inalterado em abril. Em tempos de bolsos estreitos, a ave é usada como substituto de outros cortes, como assados. Nesse sentido, o CEPA avaliou a diferença entre frango e assado. “Se em março de 2021 um quilo de assado equivalia a 3,54 quilos de frango, em abril de 2021 a equivalência era de 3,66 quilos de frango. O aumento relativo do preço do assado em relação ao frango foi de 26% ano-a-ano ”, garantiram.

Em abril, quanto mais caro, mais caro

Durante o mês de abril, a evolução dos preços dos cortes de carnes foi mais acelerada nos cortes mais caros, seguidos dos intermediários.

Analisando os cortes mais caros, observamos que todos aumentaram de forma relativamente uniforme e próxima da média do mês. Os principais acréscimos são em quadrado (4,4%), alcatra (4,2%) e lombo (4,0%) e aumento abaixo da média em nádega (3,1%) e peceto (1,8%).

Em relação aos cortes de carne bovina a preços intermediários, verifica-se que os aumentos tiveram comportamento distinto. Os principais acréscimos foram encontrados na cobertura de assados ??(6,4%), picados especiais (4,1%) e paleta (3,9%), e um aumento inferior à média na cobertura de culatra (2,3%) e bife estreito (2,2%).

No caso dos cortes econômicos, a evolução nominal dos preços foi inferior às demais categorias analisadas. Os principais acréscimos ocorreram nos cortes de ossobuco (4,6%), rosbife (4,4%) saia (3,2%) e tartaruga (3,1%), compensados ??pela redução no preço do petisco (-1,0%).

Em termos homólogos, as carnes aumentaram 66,1%. No topo das altas, destacam-se os cortes de alto consumo popular, como churrasco (81,5%), matambre (76,6%) e vácuo (74,9%).

Frutas e vegetais, voláteis

No caso das frutas e hortaliças, o CEPA considerou os preços no atacado, por questões metodológicas. Os preços nesta área são mais voláteis devido à sazonalidade e dificuldades específicas que podem surgir para a colheita.

Nesse sentido, o caso do tomate em 2020 é paradigmático. “O ano começou em torno de US $ 20 o quilo, que foi aumentando ao longo das semanas até atingir o máximo de US $ 70 o quilo na primeira semana de junho. Depois voltou aos valores de $ 20 por quilo, permanecendo estável por algumas semanas, para então recomeçar um processo de aceleração, passando por $ 60 pesos por quilo em setembro, para chegar a um máximo de $ 108 em outubro. Em novembro, o preço no atacado do tomate redondo despencou, atingindo uma média de US $ 34 o quilo no final daquele mês no mercado atacadista. Durante o mês de dezembro aprofundou sua queda, chegando a US $ 12 por quilo no mercado atacadista na última semana do ano ”.

No entanto, durante o mês de abril de 2021, a principal variação positiva é da alface (93%). Longe desse percentual, mas com ligeiros acréscimos, destacam-se a batata (6%) e a laranja (5%). Por outro lado, destacam-se também as quedas do tomate redondo (-27%), limão (-25%), batata doce (-21%), cebola e tangerina (com quedas de 18 e 11% respectivamente).

Entre abril de 2020 e abril de 2021, “os principais aumentos foram nas maçãs (107%), cebola (106%), alface (103%), laranja (85%), abóbora (71%) e batata (68%). No caso da banana, pêra e limão, os aumentos foram substancialmente menores (4%, 35% e 39% respectivamente), ficando abaixo da inflação do período (42,7%). Vale destacar também o preço do tomate redondo, que se mantém estável em relação ao mesmo período do ano anterior, e destaque para a queda homóloga do preço médio da cenoura (-55%) ”.

Em média, a variação mensal foi de 1,4%, enquanto o interanual (últimos doze meses) foi da ordem de 51%.