Guia Gessulli
Exportações

Na China, aumento na oferta doméstica de carne suína pesa e importações em 2021 caem 5,4%

Redação com informações de Reuters
14-Jan-2022 09:21 - Atualizado em 14/01/2022 10:39

As importações de carne da China caíram 5,4% em 2021 em relação ao ano anterior, mostraram dados alfandegários na sexta-feira, com um aumento na oferta doméstica de carne suína reduzindo a demanda por suprimentos no exterior.

Mais da metade da carne importada pela China é suína, a proteína favorita do país, enquanto cerca de um quarto é bovina.

A China trouxe 9,38 milhões de toneladas de carne no ano passado, disse a Administração Geral das Alfândegas, abaixo dos 9,91 milhões em 2020.

Os produtores aumentaram a produção de carne suína nos últimos anos, depois que a produção foi devastada por uma epidemia de peste suína africana em 2018 e 2019.

Mas o aumento na oferta ocorre em meio à fraca demanda por carne suína, já que menos pessoas jantam fora por causa de uma série de surtos de COVID-19.

Os preços domésticos da carne suína caíram na maior parte do ano passado e caíram 14% em 2022, pressionando também o preço da carne exportada.

"O ano passado foi difícil por causa dos preços e da logística mais baixos", disse um importante exportador de carne suína e de aves para a China, que pediu anonimato.

Embora o valor geral das importações de carne tenha aumentado 4,6%, para US$ 32 bilhões, isso foi impulsionado pela carne bovina, acrescentou ele, cuja oferta global está apertada, enquanto os preços da carne suína caíram, pressionando os preços do frango.

A fraca demanda e os preços mais baixos reduziram drasticamente as chegadas de carne nos últimos meses, enquanto a proibição da carne bovina brasileira de 3 de setembro até meados de dezembro. oferta reduzida do principal fornecedor da commodity na China.

Medidas mais duras também foram adotadas nos últimos meses para impedir que o COVID-19 entre no país na superfície de alimentos congelados, disse Pan Chenjun, analista sênior do Rabobank.

As importações de carne de dezembro, de 654.000 toneladas, caíram 32% em relação ao ano anterior, e abaixo do número de novembro de 677.000 toneladas, disseram as alfândegas.

As importações devem continuar caindo, disse Pan, à medida que a oferta doméstica cresce.

"O preço não pode suportar mais grandes importações", acrescentou.

Ano de 2022 inicia com preço do suíno em queda e custos em alta
20 de Janeiro de 2022
Análise de Mercado

Ano de 2022 inicia com preço do suíno em queda e custos em alta