Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Na última quinzena de fevereiro 371 novos casos de PSA são reportados

Número contínuos de surtos em andamento diminuiu pela segunda vez

De acordo com o novo relatório divulgado pela Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), no período de 14 a 27 de fevereiro 371 novos casos de Peste Suína Africana (PSA) foram reportados. O total de surtos contínuos da doença no mundo é agora de 8.837, sendo 4.126 surtos no Vietnã, 3.303 surtos na Romênia.

No relatório anterior, que compreendeu a primeira quinzena do mês, 411 foram notificados como novos, enquanto 9.449 surtos estavam em andamento, segunda redução seguida de surtos em andamento da Peste Suína Africana.

Nesta segunda quinzena, 814 animais foram notificados como perdas ante 19.207 perdas notificadas no relatório anterior. Somente na Europa, 808 suínos domésticos foram registrados como perdas na Romênia, Rússia e Ucrânia. Na Ásia, Mianmar notou 6 perdas.

No período 22 países notificaram novos surtos ou em andamento por meio de notificações imediatas e relatórios de acompanhamento, 11 na Europa (Bulgária, Grécia, Hungria, Letônia, Moldávia, Polônia, Romênia, Rússia, Sérvia, Eslováquia e Ucrânia); 10 na Ásia (China, Indonésia, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Laos, Mianmar, Filipinas, Rússia, Timor-Leste e Vietnã) e 2 na África (Costa do Marfim e África do Sul).

A Coréia notificou 36 surtos que afetavam javalis. Myanmar notificou o recorrência da doença em uma fazenda no estado de Shan. Além disso, a Rússia notificou 6 surtos em javalis. Na Europa, foram notificados 328 surtos; 41 em suínos e 288 em javalis.