Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Peste Suína Africana

Na última quinzena de março 368 novos surtos foram notificados

A Europa reportou 449 surtos, sua maioria em javalis

De acordo com o último relatório da acompanhamento da Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), 368 novos surtos de Peste Suína Africana (PSA).foram notificados. O total de surtos contínuos da doença em todo o mundo é agora 7.463. No relatório anterior, 437 foram notificados como novos, enquanto 9.009 surtos estavam em andamento.

No total,  42.709 animais foram notificados como perdas, ante 1.038 perdas notificadas no Relatório anterior. Na Ásia, as Filipinas relataram 42.029 suínos perdidos para a doença, enquanto a Europa notificou 85.

Segundo o relatório 23 países notificaram surtos novos ou em andamento por meio de notificações imediatas e relatórios de acompanhamento, 12 na Europa (Bélgica, Bulgária, Grécia, Hungria, Letônia, Moldávia, Polônia, Romênia, Rússia, Sérvia, Eslováquia e Ucrânia); 9 na Ásia (China, Indonésia, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Laos, Mianmar, Filipinas, Timor-Leste e Vietnã) e 2 na África (Costa do Marfim África do Sul).

Na Ásia, a China notificou dois surtos que afetam suínos em Sichuan e em Henan. O Timor-Leste relatou  26 surtos. As Filipinas atualizaram a situação no país através de 69 novos surtos que afetam  15 divisões administrativas diferentes.

Na Europa, 449 surtos foram notificados, sendo seis em suínos e 443 em javalis. Nesta região, um programa de vigilância direcionado continua.. Dos surtos relatados neste período, 14 permanecem em andamento em javalis e 6 em suínos dométicos.