Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Segurança dos alimentos

Não há evidência de transmissão de covid-19 na cadeia de alimentos, diz OMS

O diretor do Programa de Emergências, Michael Ryan, pediu que a população não tenha medo de ser contaminada por alimentos importados de outros países

Não há evidência de transmissão de covid-19 na cadeia de alimentos, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quinta-feira que não há evidências de que a covid-19 possa ser transmitida pela cadeia de alimentos global, em resposta às notícias de que a China detectou traços do novo coronavírus em amostras de frango importadas do Brasil.

Questionado sobre a possibilidade em entrevista coletiva concedida hoje, o diretor do Programa de Emergências da OMS, Michael Ryan, pediu que a população não tenha medo de ser contaminada por alimentos importados de outros países.

“Não há evidências de que os alimentos ou a cadeia alimentar participem da transmissão desse vírus”, disse Ryan.“As pessoas não devem temer os alimentos, nem a embalagem, o processamento ou a entrega dos alimentos”.

Já a líder da resposta da OMS à pandemia, Maria Van Kerkhove, destacou que a China testou centenas de milhares de pacotes de produtos importados e só encontrou o vírus em “menos de 10” embalagens.

A detecção do novo coronavírus em cargas de asas de frango importadas do Brasil pelas autoridades chinesas foi inicialmente noticiada pela agência Reuters. O Valor apurou que o produto foi exportado pela unidade da Aurora em Xaxim (SC).

A cooperativa não confirmou a informação, mas fontes próximas a ela sustentaram que o problema foi identificado na embalagem do produto, não na carne em si, e que a contaminação pode ter ocorrido durante a viagem ou já na China.