Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

OIE

Nas duas primeiras semanas do mês já foram reportados 411 surtos de PSA

Total de surtos contínuos de Peste Suína Africana em todo o mundo é agora 9.449

Conforme o último relatório da OIE, no período de 31 de janeiro a 13 de fevereiro foram repostados 411 novos surtos de Peste Suína Africana (PSA). O total de surtos contínuos da doença em todo o mundo é agora 9.449, o que mostra uma redução de surtos em continuidade, visto que no relatório anterior  11.150 surtos estavam em andamento.

Segundo o documento, um total de 19.207 animais foram notificados como perdas no período, número bem menor que o reportando no relatório anterior que indicavem 177.497 perdas notificadas nos últimos quinze dias de janeiro.  

No período 23 países notificaram surtos novos ou em andamento por meio de notificações imediatas e relatórios de acompanhamento, 11 na Europa (Bulgária, Grécia, Hungria, Letônia, Moldávia, Polônia, Romênia, Rússia, Sérvia, Eslováquia e Ucrânia); 9 na Ásia (China, Indonésia, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Laos, Filipinas, Rússia, Timor-Leste e Vietnã) e 4 na África (Costa do Marfim, Serra Leoa, África do Sul e Zimbábue).

A Coréia do Sul notificou 94 surtos em javalis nas províncias de  Gangwon-Do e Gyeonggi-Do. Já as Filipinas registraram 39 surtos em suínos domésticos de 13 divisões administrativas diferentes. A Rússia notificou apenas três surtos em javalis em Primorskiy Kray e Amurskaya Oblast.

Vietnã solucionou 2.244 surtos, reduzindo significativamente os surtos em andamento, de 7.105 no período anterior para 4.861 nesse período.

No caso da Europa, 264 surtos foram notificados, sendo 21 em suínos e 243 em javalis. No dia 6 de fevereiro a Grécia enviou uma notificação imediata relatando o primeiro surto em uma produção de suínos.