Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Negociações da Alemanha com a China sobre o fim da proibição da carne suína continuam difíceis

País e uma série de outros compradores de carne suína proibiram as importações de carne suína alemã em setembro de 2020

Pigs who are photographed on one of farms
Pigs who are photographed on one of farms

As negociações com a China para suspender a proibição das importações de carne suína na Alemanha após a descoberta da Peste Suína Africana (PSA) na Alemanha continuam difíceis, disse o ministro da Agricultura da Alemanha, Uwe Feiler, na sexta-feira.

A China e uma série de outros compradores de carne suína proibiram as importações de carne suína alemã em setembro de 2020, após o primeiro caso de PSA da Alemanha.

A Alemanha está pedindo à China que aceite o “conceito de regionalização”, que impede as importações de carne suína apenas da região de um país onde a peste suína foi detectada, em vez de uma proibição total das vendas de todo o país.

As negociações com a China continuam no nível de especialistas, disse Feiler em entrevista coletiva.

“Essas negociações estão se mostrando difíceis”, disse Feiler.

Outros estados que buscam acordos de regionalização com a China não tiveram sucesso até agora, acrescentou.

“É importante continuarmos”, disse ele. “Mas outros países mostraram-se dispostos a aceitar o conceito de regionalização e continuamos a trabalhar para que a China também aceite isso.”

A Alemanha teve sucesso em conter o PSA em uma pequena região oriental, acrescentou Feiler.

Cerca de 2.070 casos de PSA foram confirmados em javalis desde que a doença foi confirmada na Alemanha, há um ano, nos estados de Brandemburgo e Saxônia, ao longo da fronteira com a Polônia. Os javalis que chegam da Polônia à Alemanha espalham a doença, que é inofensiva para os humanos, mas fatal para os porcos.

“As contra-medidas, apesar das condições difíceis com a pressão da infecção vindo de uma ampla área em terreno difícil, conseguiram restringir os casos a uma pequena área em Brandemburgo e Saxônia”, disse Feiler.

“Além de três fazendas dentro da zona de restrição da PSA, conseguimos manter os animais livres da doença.”

A estratégia da Alemanha para conter a peste suína inclui a construção de cercas ao longo da fronteira com a Polônia para evitar que os javalis entrem na Alemanha, a caça intensificada de javalis e medidas de higiene rígidas nas fazendas.

O programa alemão para erradicar a PSA será “uma corrida de longa distância” e não um sprint, disse Thomas Mettenleiter, presidente do instituto científico de doenças animais Friedrich Loeffler.