Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cuba

Neste fim de ano, carne suína atinge preços recordes em Cuba

“Dezembro virou Cuba inteira de cabeça para baixo. Agora, em vez de pessoas matando os porcos, são os porcos que estão matando as pessoas. Era hora de os porcos se vingarem”, disse o humorista Jardiel González.

Neste fim de ano, carne suína atinge preços recordes em Cuba

O preço da carne de porco em Cuba atingiu valores recordes e muitas famílias já abandonaram a tradicional ceia de Natal e Réveillon com um saboroso prato de porco assado.

O humorista Jardiel González denunciou a situação em um vídeo no qual afirma que os porcos se vingam dos humanos, depois que dois de seus vizinhos sofreram um infarto ao ver que o quilo de carne já custa 300 pesos.

“Este dezembro virou Cuba inteira de cabeça para baixo. Agora, em vez do povo matar os porcos, são os porcos que estão matando o povo. (…) Era hora dos porcos se vingarem”, ironicamente.

Por sua vez, o também humorista Limay Blanco, que desenvolve um trabalho social para ajudar as pessoas de baixa renda, expressou sua preocupação de que talvez o alto preço da carne não permita que neste final de ano colabore com seus compatriotas mais necessitados.

“3h44, acordo pensando em fazer algo no dia 31 de dezembro em casa para aquelas pessoas que não podem comprar um quilo de carne de porco até o final do ano”, disse ele em suas redes sociais.

Em um país onde o salário mínimo é de 2.100 pesos mensais, existem territórios como Havana, onde um quilo de carne de porco é vendido por 250 pesos.

“É algo que nunca tinha acontecido antes, e não acho que possamos comer aquele pedacinho de carne que os cubanos desejam com arroz congrí”, revelou o jornal independente Vladimir Turró.

De Villa Clara, seu colega Guillermo del Sol comentou que a população está em desvantagem em relação aos hotéis, pois compra carne dos fazendeiros a preços ainda mais altos que os do mercado negro.

“Atualmente, qualquer produtor de suínos pode vender seus suínos diretamente ao comprador do hotel, que agora está pagando até 200 pesos (por pé) por quilo, e essa é uma oferta muito tentadora e tem relação direta com a escassez e o alto preço da carne suína disponível para os nacionais “, questionou.

Nessa província, os principais produtores privados foram processados ??criminalmente pelo crime de enriquecimento e a estatal encontra-se em situação de falência por falta de comida para os animais.

“Todas as empresas suinícolas do governo foram completamente arruinadas e as fazendas de suínos paralisadas”, disse o autônomo Yoel Espinosa Medrano.

Embora alguns acreditem que a crise atual se deva apenas ao fracasso da Tarefa de Ordenação, a verdade é que a produção nacional de carne suína já havia diminuído nos anos anteriores à pandemia do coronavírus.

Segundo o economista Pedro Monreal, citando dados oficiais do Escritório Nacional de Estatística e Informação, a produção de carne suína entrou em crise em 2018, após atingir um ‘pico’ em 2017.

“Entre aquele ‘pico’ e 2019 a contração foi de 11,5%, mas já em 2020 foi produzida quase 36% menos carne suína do que em 2017”, escreveu Monreal no Twitter.

A escassez deste produto e seus altos preços o tornam praticamente inacessível para a maioria dos habitantes da ilha.

Nos próximos 24 e 31 de dezembro, muitos cubanos optaram por comer frango, que atualmente é a carne mais vendida nas lojas da MLC e a única que é vendida, embora apenas às vezes, nas bolsas de valores nacionais.

“Está sendo substituído nas famílias cubanas, nos consumidores, a compra de carne de porco para frango e qualquer outro alimento menos caro para comemorar o Natal e a chegada do novo ano”, revelou Ángel Marcelo Rodríguez Pita ao CiberCuba dias atrás, sociólogo cubano especializado em questões econômicas.

Também o comediante Jardiel González compartilhou um belo vídeo em que é mostrado com penas na pele, segundo ele por comer tanto frango.

“Agora vou soltar penas. Teria ganhado potes se tivesse comido vaca, se comesse porco me daria para chafurdar na lama, mas como se come tanto frango neste país … Ah, Cuba vai virar um galinheiro ”, disse rindo, disse o ex-integrante do grupo Punto y Coma.