NFU pede ao Reino Unido que pare de importar carne suína de alguns países da UE
A União Nacional de Agricultores da Escócia (National Farmers Union) afirma que importação de carne suína de países com casos confirmados de PSA coloca em risco o setor de suínos do Reino Unido
A National Farmers Union (NFU) da Escócia está exigindo que o governo do Reino Unido (U.K) pare as importações de carne suína de países da UE com casos confirmados de peste suína africana (PSA).
A peste suína africana foi confirmada na Polônia, Hungria, Alemanha, Eslováquia, Romênia, Letônia, Bulgária, Lituânia, Estônia e Ucrânia.
Em um comunicado em seu site, a NFU Scotland disse que, “sem ação, o risco da PSA entrar no Reino Unido permanece alto e, se isso acontecer, tem potencial economicamente importante para devastar o setor de suínos domésticos”.
Em uma carta para George Eustice MP, Secretário de Estado do Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais em 3 de dezembro, o presidente da NFU da Escócia, Martin Kennedy, disse:
“Desde janeiro de 2021, nenhuma verificação foi realizada nas importações de carne suína da UE para o Reino Unido. Em um momento em que existe um sério risco de biossegurança para nosso país, isso não pode continuar. A peste suína africana está se movendo rapidamente em toda a Europa e recebemos relatos de que a situação está piorando. Está se espalhando pela Alemanha, está na Bélgica, Romênia, Polônia e agora não está longe da França.
“O governo do Reino Unido não tomou nenhuma ação até o momento devido a preocupações sobre o descumprimento do Acordo de Comércio e Cooperação. Disseram-nos que a ação seria permitida se a Europa estivesse tendo dificuldades em controlar surtos de doenças. Após discussões com colegas europeus, agora é claramente o caso.
“Não tenho dúvidas de que, caso a situação se revertesse, nossas exportações teriam sido interrompidas para entrar na Europa há muitas semanas.
“Exorto você a tomar medidas para evitar a devastação do nosso setor de suínos e interromper as importações de carne suína de países da UE com PSA com efeito imediato. A menos que uma ação seja tomada logo, o sério risco da doença entrar no Reino Unido permanece. O governo do Reino Unido deve agir rapidamente. Cerca de 40% da carne consumida no Reino Unido é suína e a produção econômica dos criadores de suínos na Escócia é significativa.”
Até o momento, neste ano, mais de 1.700 surtos foram confirmados entre porcos domésticos na Europa em 21 de novembro, de acordo com o Animal Disease Information Notification System da Comissão Europeia.
Casos de PSA foram registrados em 10 países. A CE não registra dados sobre a situação na Rússia por meio desse sistema. Para efeito de comparação, 1.240 surtos de PSA em 10 estados foram registrados no Sistema da CE durante todo o ano de 2020.
Assuntos do Momento
Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem
Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão
Segundo nota da entidade, o crédito extra é necessário para garantir a cobertura do plantio da próxima safra de verão 2022/23

Produção global de carne suína em 2022
Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina
“No total mais ou menos nós argentinos consumimos 110 kg de carne por ano e agora caiu para 47 kg, segundo os últimos dados que são de 2021”, disse Mariela Bernardi, administradora do Mercado Concentrado Posadas.

Carne suína foi a única carne que teve redução de preço nos últimos 12 meses
O valor da carne suína aumentou 7,35% e o preço do frango subiu 20,26%

Brasil é um dos maiores produtores de carnes suína e de frango dos últimos 20 anos
País está entre os quatro principais produtores do mundo, junto com Estados Unidos, China e União Europeia