No processo de imunocastração os animais na fase de terminação ganham mais peso antes ou depois?
Especialista em nutrição responde a dúvida do leitor
Na última semana, o Analista Nutrição de Suínos da Vaccinar e colunista do Portal Suinocultura Industrial, Diego Duran Araújo, enviou um artigo sobre as “Estratégias nutricionais para suínos machos imunocastrados”. Sobre o assunto, alguns leitores levantaram a importante questão: No processo de imunocastração os animais na fase de terminação ganham mais peso antes ou depois?
Para esclarecer as dúvidas o representante do Departamento Nutrição e Tecnologia da Vaccinar esclareceu que espera-se que o ganho de peso seja maior na fase antes da imunocastração, visto a presença ainda de hormônios esteroides. “Porém, o consumo dos animais aumenta entre 7 a 14 dias após a aplicação da segunda dose da vacina, com isso, o ganho de peso pode ser aumentado, porém, corre-se o risco da conversão alimentar ser penalizada, inviabilizando o processo de imunocastração”, explicou.
Ainda, segundo o especialista, algumas estratégias podem ser utilizadas para esse caso, tais como: manejo de restrição alimentar, uso de ractopamina ou a retirada dos animais para o abate após 21 dias da segunda dose. “Alguns estudos mostram que o ganho de peso diário de suínos machos imunocastrados fica aproximadamente 12% maior quando comparado a animais castrados cirurgicamente”, concluiu.
Com o advento da imunocastração, criou-se a possibilidade de explorar o potencial de crescimento e deposição de carne magra de machos inteiros até o período de início da terminação. Por outro lado, uma nova categoria surgiu, tendo em vista que após a aplicação da segunda dose, o animal se torna imunologicamente castrado.
Assuntos do Momento

Colheita de soja na Argentina alcança 64,9% da área apta; de milho atinge 25,8%
O rendimento médio nacional está em 3.010 quilos por hectare, e a estimativa de produção foi mantida em 42 milhões de toneladas.

Com a chegada da frente fria, valor do milho sobe e deixa produtores em alerta no Brasil
Os valores do milho voltaram a subir na semana passada, interrompendo, portanto, o movimento de queda diária consecutiva que vinha sendo verificado desde o encerramento de abril

Estimativa da Anec para exportação de soja em maio aumenta para 11,4 mi de toneladas e de milho para 1,2 mi de toneladas
A previsão é de que sejam enviados 11,483 milhões de toneladas de soja em grãos, ante as 10,615 milhões de toneladas projetadas na semana passada.

Exportação da soja paraense cresce 124%; alimentação de suínos na China é principal destino
Percentual de crescimento é um comparativo do período de janeiro abril de 2022 ao mesmo quadrimestre do ano passado

Valorização do dólar aumenta preço da soja no Brasil
Segundo pesquisadores do Cepea, a valorização do dólar frente ao Real atraiu importadores para o Brasil, resultando em aumentos no prêmio de exportação e nos preços domésticos da soja

BRF lança projeto piloto para reaproveitamento de resíduos em filiais de grãos
Iniciativa está em sintonia com a agenda ESG da Companhia e com seu compromisso de gestão sustentável da cadeia