Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

No processo de imunocastração os animais na fase de terminação ganham mais peso antes ou depois?

Especialista em nutrição responde a dúvida do leitor

No processo de imunocastração os animais na fase de terminação ganham mais peso antes ou depois?

Na última semana, o Analista Nutrição de Suínos da Vaccinar e colunista do Portal Suinocultura Industrial, Diego Duran Araújo, enviou um artigo sobre as “Estratégias nutricionais para suínos machos imunocastrados”. Sobre o assunto, alguns leitores levantaram a importante questão: No processo de imunocastração os animais na fase de terminação ganham mais peso antes ou depois?

 Para esclarecer as dúvidas o representante do Departamento Nutrição e Tecnologia da Vaccinar esclareceu que espera-se que o ganho de peso seja maior na fase antes da imunocastração, visto a presença ainda de hormônios esteroides. “Porém, o consumo dos animais aumenta entre 7 a 14 dias após a aplicação da segunda dose da vacina, com isso, o ganho de peso pode ser aumentado, porém, corre-se o risco da conversão alimentar ser penalizada, inviabilizando o processo de imunocastração”, explicou.

Ainda, segundo o especialista, algumas estratégias podem ser utilizadas para esse caso, tais como: manejo de restrição alimentar, uso de ractopamina ou a retirada dos animais para o abate após 21 dias da segunda dose. “Alguns estudos mostram que o ganho de peso diário de suínos machos imunocastrados fica aproximadamente 12% maior quando comparado a animais castrados cirurgicamente”, concluiu.

Com o advento da imunocastração, criou-se a possibilidade de explorar o potencial de crescimento e deposição de carne magra de machos inteiros até o período de início da terminação. Por outro lado, uma nova categoria surgiu, tendo em vista que após a aplicação da segunda dose, o animal se torna imunologicamente castrado.