Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

EUA

Nos EUA, produtores de carne suína pedem ao USDA para apoiar velocidades mais rápidas de abatedouro

Sindicato alegou que o aumento do volume coloca os trabalhadores em risco

Nos EUA, produtores de carne suína pedem ao USDA para apoiar velocidades mais rápidas de abatedouro

Um grupo que representa os produtores de carne suína pediu ao governo federal na terça-feira que os deixe continuar um esforço para acelerar o processamento de suínos em bacon e presunto, apesar da alegação de um sindicato de que o aumento do volume coloca os trabalhadores em risco.

O National Pork Producers Council, um grupo de comércio da indústria, enviou uma carta ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos solicitando que a agência apelasse de uma decisão de um juiz federal que argumentou que reduziria desnecessariamente a produção e prejudicaria os agricultores que ainda estão se recuperando de problemas associados à pandemia do coronavírus.

“O sistema de produção de suínos dos Estados Unidos, o mais avançado do mundo, é caracterizado por forte concorrência, inovação e eficiência. Com o golpe de um juiz, a vida de muitos criadores de suínos será afetada se esta decisão equivocada entrar em vigor”, disse O presidente da NPPC, Jen Sorenson, diretor de comunicações da Iowa Select Farms, o maior produtor de carne suína do estado com sede em West Des Moines.

O United Food and Commercial Workers Union, que representa 33.000 trabalhadores em matadouros de suínos, disse que a decisão do juiz reconheceu que o USDA falhou em considerar a segurança do trabalhador quando finalizou as velocidades de produção mais rápidas.

O presidente internacional da UFCW, Marc Perrone, disse em um comunicado que o USDA deve realizar uma avaliação abrangente do impacto do aumento da velocidade das linhas na segurança do trabalhador.

“O UFCW está convocando todas as empresas da indústria de carne suína a reduzir a velocidade de suas linhas para que possamos manter nosso suprimento de alimentos seguro e proteger os homens e mulheres que produzem a carne de porco americana de alta qualidade da qual tantas famílias dependem todos os dias ,” ele disse.

O conflito mais recente está centrado em uma regra federal iniciada anos atrás, mas finalizada pelo governo do ex-presidente Donald Trump em 2019, que teria permitido que vários outros matadouros de suínos eliminassem um limite nas velocidades de processamento de linha já em 1º de julho.

Depois que o UFCW entrou com uma ação no tribunal federal em Minnesota, o juiz distrital dos EUA Joan Ericksen derrubou a regra de velocidades de linha, descobrindo que o USDA agiu de forma arbitrária e caprichosa quando se recusou a considerar o impacto de velocidades de linha mais rápidas na segurança do trabalhador. Em 31 de março, ela ordenou que a regra fosse desocupada, mas adiou a data efetiva em 90 dias para dar ao USDA e ao setor “tempo para se preparar para qualquer mudança operacional”.

Fábricas de processamento de suínos em Hatfield, Pensilvânia; Coldwater, Michigan; Freemont, Nebraska e Austin, Minnesota, têm trabalhado com velocidades de linha mais rápidas em um projeto piloto por anos e uma fábrica em Guymon, Oklahoma, começou a velocidades mais rápidas em 2019. Esperava-se que vários outros adotassem velocidades mais rápidas, mas os planos foram adiados pela pandemia.

O Conselho Nacional de Produtores de Suínos disse que a decisão do juiz, se deixada sem contestação, forçaria todas as plantas já operando em velocidades mais rápidas a retornar à velocidade máxima anterior de 1.106 suínos por hora a partir de 29 de junho. As plantas que tiveram permissão para levantar linha velocidades processaram até 1.450 suínos por hora.

O NPPC disse que a decisão do juiz cortará a capacidade da fábrica de frigoríficos de suínos dos EUA em 2,5% e resultará em mais de US $ 80 milhões em redução de renda para pequenos criadores de suínos, de acordo com uma análise conduzida para o grupo pelo economista agrícola Dermot Hayes da Universidade Estadual de Iowa.

O NPPC pediu ao USDA para apelar da decisão, pedir uma suspensão enquanto o recurso é considerado e solicitar que a agência busque uma regra acelerada que permitiria velocidades de linha mais altas.

O Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do USDA disse em um comunicado que o Escritório do Advogado Geral do Departamento de Justiça dos EUA decidirá se apelará da decisão “e, até o momento, nenhuma determinação foi feita”.

No meio da disputa estão os criadores de suínos que são incentivados a criar mais porcos para alimentar a demanda constante dos consumidores dos EUA e um mercado de exportação em rápido crescimento.

Eles foram pegos de surpresa durante o pior da pandemia do coronavírus no ano passado, quando alguns frigoríficos foram forçados a fechar devido a surtos de vírus entre os trabalhadores. Isso causou um backup de centenas de milhares de porcos em fazendas que não podiam ser abatidos. Esforços para vender diretamente aos consumidores ou processar suínos em pequenos matadouros para doação a bancos de alimentos não foram suficientes para evitar a eutanásia de alguns animais na fazenda.

Hayes disse que os gerentes da fábrica lhe disseram que provavelmente reagiriam às velocidades mais lentas das linhas aumentando as horas de operação, estendendo os turnos ou adicionando turnos de fim de semana em um esforço para evitar outro backup de suínos.

Ele disse que o acréscimo de horas de trabalho pode apresentar seu próprio conjunto de questões de segurança do trabalhador. Turnos mais longos e trabalho no fim de semana provavelmente levariam alguns trabalhadores a demitir-se, disse ele.

Independentemente da resposta da indústria, Hayes disse que uma superabundância de suínos novamente baixará os preços e prejudicará a lucratividade dos produtores.

“Esta resposta do embalador garantirá uma queda ordenada do mercado e tornará improvável que os suínos tenham que ser sacrificados. No entanto, esse ajuste exigirá um incentivo de preço e virá às custas dos criadores de suínos”, disse ele.