Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

Nos primeiros quatro meses do ano, México importou menos carne, mas valor subiu mais de 20%

Dados do Grupo Consultor de Mercados Agrícolas mostram que, de janeiro a abril, as importações mexicanas de carne suína, bovina e de frango sofreram uma contração de apenas 0,4%, porém seu valor aumentou pouco mais de 20%

Nos primeiros quatro meses do ano, México importou menos carne, mas valor subiu mais de 20%

O Grupo Consultor de Mercados Agrícolas (GCMA) informou que nos primeiros quatro meses deste ano, as importações de carne suína, bovina e de frango apresentaram ligeira variação em relação a 2020, ficando em 709.104 toneladas, 0,4% a menos.

O valor destas compras, pelo contrário, aumentou na ordem de 20,4% , resultando num valor de 1.402,5 milhões de dólares.

Das três proteínas, a galinha teve recorde de maior valor

Os números indicaram que essa estabilidade nas importações totais foi alcançada principalmente pela queda nas importações de carne de frango, que recuaram 12,4% , ficando em 245.128 toneladas. 

No entanto, o valor não seguiu a mesma tendência, pois foi superior em 24,5%; o maior aumento registrado entre os demais produtos cárneos neste período, permanecendo em 306,5 milhões de dólares

A importação de carne foi a que mais cresceu

Nos primeiros quatro meses do ano, a carne bovina foi a que teve o maior aumento no volume comprado do exterior , com 10% acima de 2020, atingindo 63.012 toneladas.

O preço da tonelagem comprada registrou alta de 12,9% em relação a janeiro-abril do ano passado, a menor, em relação à carne suína e de frango , que somou 373,1 milhões de dólares.

Proteína suína é a mais importada no país

Por fim, para a carne suína, o GCMA indicou em seu relatório trimestral que o volume importado aumentou 6,9%, para 400.965 toneladas, sendo a proteína de origem animal que o México mais comprou no período.

Essas trocas resultaram em um preço de 723,9 milhões de dólares, 23% a mais que no ano passado , o maior valor registrado entre os demais tipos de carnes.