Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nova data para o 5o. Salão Brasileiro de Suinocultura ainda não é oficial

Fidelis Mantovani, presidente em exercício da ACCS, esclarece o adiamento do evento.

Redação SI 05/06/2001 15:05 – A 5a. edição do Salão Brasileiro de Suinocultura, prevista para ocorrer nos dias 5, 6 e 7 de julho, em Chapecó (SC), foi transferida em virtude da situação sanitária dos rebanhos bovinos do Rio Grande do Sul, acometidos por focos de febre aftosa. As novas datas provavelmente serão 13, 14 e 15 de setembro, no Parque de Exposições Tancredo Neves.

De acordo com presidente em exercício da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) – uma das entidades organizadoras do evento -, Fidelis Mantovani, a nova data ainda não é oficial. “Se a situação da febre aftosa se acalmar no Rio Grande do Sul e nos países que formam a sua fronteira, provavelmente o V Salão Brasileiro de Suinocultura será realizado em setembro”, esclarece. Mas, se a situação da aftosa persistir no território gaúcho, Mantovani não descarta a hipótese de o evento ser cancelado. “Acredito que o cancelamento não vá ocorrer”, revela. “O Rio Grande do Sul, a Argentina e o Uruguai já estão vacinando seus rebanhos. As medidas sanitárias estão sendo cumpridas”. Fidelis Mantovani é vice-presidente da ACCS e está cobrindo as férias de Paulo Tramontini, que deve retornar ao cargo no dia 11 de junho.

Até o final de junho, os representantes das entidades organizadoras do 5o. Salão deverão se reunir para acertar os detalhes de sua realização. Além da ACCS, o evento conta com o apoio da Embrapa Suínos e Aves, prefeitura de Chapecó, Federação da Agricultura de Santa Catarina (Faesc), Sindicato das Indústrias da Carne (Sindicarnes) e do Grupo RBS.

O Salão Brasileiro de Suinocultura vem sendo realizado anualmente desde 1997, envolvendo atividades técnicas (rodadas de palestras), feira de exposição e marketing da carne suína brasileira (prepraro e degustação de pratos à base do produto). Ano passado, a 4a. edição do Salão, realizada em Erechim (RS), atraiu cerca de quatro mil visitantes e contou com a participação de 50 empresas na feira de exposição. Maiores informações podem ser solicitadas junto à associação catarinense (49) 442-0414.