Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Recorde

Número de abate de suínos atinge recorde no 2º trimestre de 2021

Segundo IBGE, números de abate de suínos no segundo trimestre de 2021 são os maiores desde o início da série de dados, em 1997

Número de abate de suínos atinge recorde no 2º trimestre de 2021

Abate anual em mil toneladas de equivalente carcaça de carne suína no Brasil. Fonte: IBGE.

O abate de suínos cresce exponencialmente, no Brasil, desde 2019, sendo Minas Gerais o quarto estado com maior produção no Brasil com aproximadamente 12,5% do abate nacional, de acordo com dados da plataforma de suínos da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG). 

No 2º trimestre de 2021, o Brasil atingiu seu recorde com 13,04 milhões de cabeças de suínos abatidos, com alta de 7,6% antes ao mesmo período de 2020 e de 2,9% frente ao 1° trimestre de 2021, segundo o IBGE.

No índice mensal, foram registrados os melhores resultados para os meses de abril, maio e junho, propiciando um recorde de abate de suínos na série histórica, iniciada em 1997. O resultado recorde das exportações de carne suína in natura, com o pico em junho, ajudou nesse cenário, de acordo com os dados divulgados na última sexta-feira(10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O consultor de mercado da ASEMG, Alvimar Jalles, explica que; “O abate anual de suínos no Brasil cresce sem interrupções desde 2014, como consequência dos estímulos originados das exportações, a partir de 2019, a trajetória de alta se intensificou, batendo recordes sucessivos”, afirmou Alvimar.

O Brasil é atualmente o 4º maior produtor e exportador de carne suína (considerando a União Europeia somada), segundo pesquisa realizada pelo IBGE. O Brasil comercializa a carne suína de qualidade para vários países em todos os continentes, produzidas com a mais alta qualidade genética, nutricional, sanitária e ambiental, segundo 3tres3 – Comunidade profissional da Suinocultura.