Guia Gessulli
Seminário tecnico

Nutrição de precisão é um novo caminho para a suinocultura

Ines Adretta, Professora do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, debateu o tema durante o Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos

14-Abr-2021 10:51 - Atualizado em 14/04/2021 11:14

Até 2050 a estimativa é que a população consuma o dobro de carne suína. Por isso Ines Adretta, Professora do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, afirma que é necessário repensar sobre a nutrição dos suínos para atender essa demanda crescente.

Durante sua palestra no Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos ela explicou que os nutrientes tem uma variação enorme tanto nos insumos quanto no animal, por isso é necessário olhar para a variabilidade para se alcançar índices mais eficientes na suinocultura. E essa variabilidade é o desafio dos sistemas convencionais de alimentação. “A alimentação de precisão chega para ajudar nestas questões nutricionais”

Ines também apresentou alguns resultados obtidos com uso de sistemas mais precisos, nos quais os suínos são identificados pela maquina que coletam dados do animal e vaio abastecendo os modelos que molda a ração ideal praquele animal. “Observamos que nesse sistema o gasto de lisina por exemplo diminui e o resultado atinge as necessidades do produto final".

Sobre o Seminário

O Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos – Nutrição de Precisão trará para o debate importantes aspectos de como a tecnologia deve impactar os processos de alimentação em granjas, trazendo dietas balanceadas frente às necessidades dos animais, além de como as tecnologias 4.0 irão transformar a rotinas nas propriedades de suínos e aves. As discussões irão ocorrer no dia 14 de abril, no período da manhã, dentro da programação técnica da AveSui América Latina Online 24H/7D, edição digital da principal feira da indústria latino-americana de aves e suínos.

AMÉRICA LATINA ONLINE

A AveSui América Latina Online 24H/7D acontece neste ano em uma plataforma digital entre os dias 13 e 15 de abril, com acesso gratuito à área de feira. Para isto, basta fazer o credenciamento antecipado no site do evento. Os valores para participação no 5º Congresso Brasileiro de Zootecnia de Precisão e no 19º Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos estão já estão disponíveis, assim como suas programações. A edição deste ano da AveSui América Latina Online 24H/7D tem o patrocínio da certificadora NSF.

11 de Maio de 2021

Produção de suínos na China deve crescer 19% em 2021

Segundo Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China (MARA), a expansão agressiva da capacidade de fazendas de grande escala em 2020 gerou um aumento estimado no abate de suínos para a China

Novos recursos na economia beneficiam o consumo de suínos