Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Investimento

O bem-estar da Alegra Foods

Com dois anos de mercado, a marca já é presença garantida nos principais supermercados do Sul do país, com linhas especiais de cortes e embutidos suínos

O bem-estar da Alegra Foods

SuinoculturaA Alegra Foods é o resultado de um ambicioso projeto de investimento dentro do setor produtivo de carne suína. Há dois anos no mercado brasileiro, o empreendimento consumiu um montante estimado em R$ 250 milhões na construção de uma das mais modernas plantas industriais da América Latina. Instalada no município paranaense de Castro, a unidade abate diariamente cerca de três mil suínos, exportando 35% de sua produção para 25 países. O frigorífico integra um sistema que agrega um novo conceito de criação de suínos, totalmente direcionado a atender as demandas concernentes ao bem-estar animal, desde a produção do leitão até o abate. Encabeçado por três cooperativas paranaenses: Frísia, Castrolanda e Capal, a marca Alegra já dispõe de cerca de 450 produtos no mercado interno e externo, sendo 91 itens em industrializados.

Os produtos Alegra já se fazem presentes em praticamente 2.500 pontos de venda espalhados pelo Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, chegando em breve a toda a região Nordeste e Sul do País. São produtos linha premium com opções em cortes in natura porcionados, temperados e uma linha especial de processados e embutidos. “Iremos expandir a distribuição de produtos com nossa marca, que traz uma proposta de valor voltada à produção de alimentos com sustentabilidade, atendendo as mais modernas demandas do mercado, seja em relação a aspectos como o bem-estar animal ou mesmo em termos de qualidade do produto ofertado”, comenta Ivonei Durigon, superintendente da Unidade Industrial de Carnes da Alegra Foods. O principal valor que permeia todo o processo produtivo até a chegada dos produtos à mesa do consumidor e o bem-estar animal, exigência que cresce em todo o mundo, principalmente em países da Europa e nos Estados Unidos e Canadá, mas que também já começa a fazer parte dos anseios dos consumidores brasileiros. É nítido que as pessoas querem cada vez mais uma produção que respeite o meio ambiente e ofereça um tratamento adequado aos animais, permitindo a eles expressarem boa parte de seus comportamentos naturais.

Os investimentos no bem-estar animal agregam à marca Alegra Foods uma imagem positiva, alinhada com o que o mercado espera de uma empresa que carrega em seus valores o respeito à comunidade onde atua, incorporando responsabilidade ambiental e, no caso de alimentos, uma produção ética. Esse contexto gera, por consequência, um animal que chega para o abate com uma melhor condição de carcaça, impactando diretamente sobre as características finais dos produtos.

No caso do bem-estar, os requisitos são atendidos em todo o sistema produtivo, envolvendo inclusive cuidados durante o transporte e manejos específicos pré-abate. Cuidados que evitam problemas, como hematomas e arranhões, que resultam no descarte parcial ou total da carcaça, além de reduzir em muito o estresse dos animais. “A Alegra Foods se propôs a oferecer no mercado um produto diferenciado, com qualidade premium e agregado de valores que fazem parte da própria definição de cooperativismo, que não visa tão somente o lucro, mas sim o bem-estar de todas as famílias que integram esse sistema, assim como da comunidade em geral”, afirma Durigon.

 

Leia o conteúdo na íntegra AQUI.

.