"O DNA da mulher é cooperativista", diz consultora em evento da Coopavel
O evento foi oficialmente aberto pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, que destacou algumas das virtudes comuns às mulheres
O DNA da mulher é naturalmente cooperativista. Desde a concepção do filho até o fim de sua jornada, a mulher se entrega aos valores da cooperação. Quem afirma é a consultora, palestrante e mestre em Marketing e Comunicação Empresarial Helda Elaine, convidada pela Unicoop (Universidade Coopavel) para falar em um evento especial, na quarta-feira (04/05), destinado a cooperadas e a colaboradoras.
Características comuns - Durante a palestra Mulher, mãe e suas potencialidades: protagonismo e cooperatividade, Helda citou características comuns ao público feminino e deu algumas dicas. O evento foi oficialmente aberto pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, que destacou algumas das virtudes comuns às mulheres. “São sensíveis, versáteis, corajosas, determinadas e companheiras. Os adjetivos são muitos, mas a jornada da mulher é, sem dúvida, uma fonte de inspiração”, afirmou ele.
Dia das Mães - Organizado em lembrança ao Dia das Mães, que será oficialmente comemorado no próximo domingo (08/05), Dilvo afirmou: “Valorizem e estejam ao lado de suas mães sempre e o quanto puderem. É importante dizer e repetir o quanto você a ama e o quanto ela é especial para a sua vida”. O presidente destacou também o papel das mulheres cooperadas e das funcionárias da cooperativa (hoje elas são mais de três mil). “Elas compartilham o seu tempo e talento para fazer desse um dos movimentos mais pulsantes já criados”.
Vida é escolha - Para um público formado por mais de cem mulheres, de 28 municípios de influência da Coopavel, Helda afirmou que vida é escolha: “Suas escolhas e a forma de ver o mundo fazem toda a diferença”. As cooperativas, a partir do método que empregam, contribuem muito para as conquistas da mulher, que devido à sua versatilidade estão gradualmente compondo o melhor do que elas realmente podem ser e alcançar.
Cooperação - A cooperação, segundo Helda, é fundamental para a realização de sonhos. “Precisamos focar nas nossas forças e não nas nossas fraquezas”, afirmou a consultora com mais de 15 anos de atuação no mercado. Ao dizer que sempre é tempo de agir e realizar, a palestrante destacou que a mulher precisa se priorizar, porque só assim ela conseguirá projetar como ela será em maio de 2023 e perceber que está muito melhor do que em maio de 2020.
Gosto pela terra - O evento dedicado às mulheres abriu espaço também para o depoimento de uma cooperada. Andrea Morschbacher falou de sua trajetória familiar e como gestora rural. Natural de Porto Alegre (RS), ela é filha de uma mãe jornalista e de um pai odontólogo. Andrea se formou em Agronomia e em Advocacia. Convidada para trabalhar com a mãe, ela passou a responder pela tarde técnica da fazenda. Com a morte da mãe, ela assumiu também as responsabilidades administrativas. “São os desafios e aprendizados que nos fazem melhores, e estou muito feliz em me entregar a essa atividade tão importante. Devemos cultivar o espírito da cooperação”, afirmou Andrea.
Última etapa - A última etapa do evento foi a apresentação de um projeto da FMC, empresa norte-americana da área do agronegócio. Cássio Padilha falou do Programa Juntos, um aplicativo criado para aproximar os elos da cadeia produtiva. Cássio citou também que atualmente a FMC tem, no Brasil, 34% de seu quadro formado por mulheres. (Imprensa Coopavel)
Assuntos do Momento

Exportações de carne suína à China diminuem, mas envio a outros países aumenta
É importante ressaltar que a China vem diminuindo a necessidade de comprar proteína no mercado internacional
Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem
Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

Rio de Janeiro sedia o principal evento científico da suinocultura mundial
Mercado, ciência e as projeções para a suinocultura mundial serão debatidos durante o IPVS 2022

Rebanho de matrizes suínas da China tem primeiro aumento mensal em um ano
O rebanho vinha se contraindo no ano passado, já que a queda nas margens dos suínos levou alguns fazendeiros a sair do mercado

Aumento da margem de carne suína na China pode beneficiar grandes indústrias, como JBS e BRF
Após a redução no rebanho que vinha ocorrendo em função da diminuição da margem de carne suína na China, maio foi o primeiro mês de aumento do rebanho em 2022

Produção global de carne suína em 2022
Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting