Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Artigo

O medo do sucesso limita as empresas do agronegócio a crescerem - por Arnaldo de Sousa

O brasileiro de modo geral cresceu num ambiente de incertezas.

Em minhas palestras pelo Brasil tenho falado da relação entre o medo que as pessoas têm do fracasso e o medo do sucesso. Agora em novembro estive em Aracaju (SE) falando para um público de empresários e profissionais liberais. Um dos pilares do meu método (Cinco passos para o Ciclo da Alta Performance) é quebrar justamente o conceito do medo tanto do fracasso como do sucesso.

O brasileiro de modo geral cresceu num ambiente de incertezas. O empresário com mais de 40 anos viveu na pele a roda inflacionária dos fins dos anos 70, 80 e início dos 90. Foi um período de em que as pessoas viviam para salvar seus empregos ou empresas. Dinheiro era um bem não tinha um valor definido. Convivemos num ambiente de negatividade.

Esse histórico recente imprimiu no nosso cérebro o que nossos pais repetiam todos os dias. O que vai acontecer amanhã? Como podemos crescer num ambiente desses?

Bem, aí o empreendedor abre uma empresa, começa a ganhar dinheiro. Só que ele tem no subconsciente armazenado a informação de seus pais: “como será o futuro?”…”Será que devo investir, crescer, ampliar?”…”melhor não crescer e administrar o que tenho”.

Esse pensamento ocorre pelo medo de um fracasso sistêmico ou endêmico.

Winston Chrurchill disse: “de fracasso em fracasso, chegamos ao sucesso”. Pequenos fracassos nos levam a aprender a acertar. O caminho mais curto para evitar os fracassos é o conhecimento, mesmo assim a prática é diferente da teoria.

Aí vale a reflexão: Temos de compreender que respeitar um fracasso de uma operação mal sucedida, aprender com o erro e corrigir a rota para o crescimento.

Quando falamos em crescimento aparece o outro medo, mesmo que inconsciente, do sucesso. Mas o empreendedor, empresário do agronegócio (avicultura e suinocultura), precisa definir claramente qual é a sua missão no mundo e de sua empresa. Depois defina o que é sucesso para a sua empresa.

As empresas de excelência procuram observar a meta do crescimento sustentado ou contínuo. E o que fazer para uma empresa crescer, mesmo em ambiente de incertezas? Mudar ou ajustar o posicionamento mental do líder ou de seus líderes. A estrutura mental voltada para o sucesso cria um ambiente de crescimento ano após ano.

Acompanhe os balanços das empresas líderes de mercado. Invariavelmente, elas crescem todos os anos, exceto quando há investimentos em novas aquisições ou construções, porém aí a energia está focada no aumento de demanda, agregação de valor, enfim, no crescimento contínuo.

Mude sua empresa do agronegócio de nível para o crescimento equilibrado e consistente.

1) Do presidente ao mais simples colaborador é preciso estar com mente de campeão, focado no crescimento.

2) Engaje seus colaboradores com treinamento focado no Ser Humano. Todos devem estar na mesma energia. Um exemplo de empresa de sucesso com este modelo é a Disney World. Lá, cada colaborador entende sua missão na empresa.

3) Implante do Ciclo da Alta Performance focada no desenvolvimento nas principais áreas: atendimento, vendas, Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), valorização dos Recursos Humanos, comunicação interna e externa, financeiro, meio ambiente, etc.

4) Coloque as pessoas certas nas funções certas. Você já se preocupou em saber se a telefonista gosta do que faz? Se o gerente está feliz na sua função? Perguntinhas simples que vão fazer toda a diferença no desenvolvimento da empresa. Isso chama-se DNA corporativo. Colaboradores nos lugares certos irá fazer a diferença nos resultados da sua empresa.

Se você seguir essas regras simples irá levar sua empresa ao topo em curto espaço de tempo. Pessoas felizes, geram empresas líderes.

Ponha mais vida em suas horas do que horas em sua vida.